Prefeitura atua na implantação de 120 metros de rede de drenagem profunda para conter erosão no Parque 10 de Novembro

20/04/2023 16h58

Moradores da rua Dom Henrique, no conjunto Vila do Rei, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital, acionaram a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), após uma grande erosão que se formou na via com o rompimento da rede de drenagem profunda.

As tubulações, com mais de 30 anos sem manutenção, e com grande quantidade de lixo acumulado, romperam, provocando a abertura de uma cratera na via e derrubando diversas árvores. De forma emergencial, para evitar o aumento da erosão, as equipes da Seminf atuam na substituição de toda a rede de drenagem, totalizando 120 metros de extensão.

O engenheiro Norman Mendonça, chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, explica que toda a rede precisou ser desviada para evitar novas quedas de árvores no local, por onde passa um grande fluxo de veículos.

“Chegamos aqui e imediatamente retiramos as árvores que estavam caídas em cima da rede de drenagem. Realizamos os serviços de limpeza da área, retirando todo o lixo acumulado, e as tubulações antigas que estavam totalmente obstruídas em toda a extensão da rede. Uma nova linha de drenagem, mais moderna e duradoura está sendo implantada aqui como determinam o prefeito David Almeida e o secretário de Obras Renato Junior”, afirmou Mendonça.

O Distrito de Obras do bairro Parque 10 atua com uma equipe composta por 10 trabalhadores, utilizando inicialmente máquinas retroescavadeiras, rolos compactadores e miniescavadeiras, para realizar os serviços de correção da drenagem e evitar o acúmulo de água. Após a colocação da tubulação, serão executados os serviços de aterro e o recapeamento asfáltico em toda a extensão da via.

Para a dona de casa Alice Vasconcelos, de 35 anos, a obra veio para sanar de vez o problema enfrentado pelos moradores com a erosão nessa área do bairro.

“Eu fiquei muito feliz quando o pessoal da prefeitura chegou aqui com as máquinas para fazer essa tubulação, porque o buraco estava enorme e derrubou várias árvores. O medo era que atingisse as nossas casas, espero de coração que isso resolva o nosso problema definitivamente, e eu agradeço muito ao nosso prefeito”, afirmou a moradora.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Foto – Márcio Melo / Seminf