Turismo
Icone audio

Símbolos da Cidade

Bandeira

Instituída em 1906, a bandeira de Manaus tem em seu centro o escudo da capital. Pelas normas tradicionais dos símbolos públicos, ela deve ser hasteada ao lado da Bandeira do Estado do Amazonas e da Bandeira Nacional, em locais públicos municipais, sempre que o Prefeito, vice e demais membros do poder executivo estiverem no local, além de ser mantida em todos os gabinetes oficiais dos poderes municipais, salas de aula, teatros e auditórios públicos.


Brasão

Representando perfeitamente a história de Manaus, o brasão foi concebido pelo poeta, compositor e dramaturgo Thaumaturgo Vaz, que criou o escudo em 1906.

Nele são transcritas três fases distintas da história da cidade, sendo a primeira no canto superior esquerdo onde se ilustra o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões; o descobrimento da foz do primeiro rio pela expedição de Orellana, no século XVI; e a fundação definitiva de Manaus no início do século XVII. Ao lado direito, temos a visualização da fortaleza e a bandeira de Portugal no topo do mastro que significam o domínio até então português. O contraste entre a naturalidade dos habitantes de Manaus e o modernismo de Portugal, celebrado pela arte de um militar e uma indígena, representa a paz instituída entre os colonizadores e os colonizados – com o casamento do comandante militar da escolta portuguesa com uma filha do chefe da tribo. Já na seção inferior, uma árvore e o trecho do rio que simboliza a natureza agrícola e industrial da região que transformou Manaus em uma grande força da goma elástica.


Hino de Manaus

A composição de Nicolino Milano e Thaumaturgo Sotero Vaz, datada de 1906, teve seu instrumental repaginado e foi regravada pela orquestra Amazonas Filarmônica e pelo Coral do Amazonas no Teatro Amazonas, contando agora – 16 anos após ser aprovada como hino oficial de Manaus – com partituras para orquestra, banda marcial e piano.

O trabalho de resgate do hino foi coordenado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e está popularizado em CD e DVD, além de disponível nas mídias sociais e no portal da prefeitura de Manaus.

Hino oficializado pela lei municipal nº 718, de 20 de novembro 2003.

Hino de Manaus
Letra: Thaumaturgo Sotero Vaz
Melodia: Nicolino Milano

Dentre a pompa e real maravilha
Desses belos e grandes painéis,
Toda em luz, como um sol surge e brilha
A cidade dos nobres Barés.

Grande e livre, radiante e formosa
Tem o vôo das águias reais
E eu subir, a subir majestosa
Já nem vê suas outras rivais.

Quem não luta não vence, que a luta
Pelo bem é que faz triunfar!
Reparai: o clarim já se escuta!
É a fama que vem nos saudar!

Aos pequenos e aos bons, entre flores,
Agasalha e se esquece dos maus,
Ninguém sofre tormentos e dores
Nesta terra dos nobres Manaós.

Todo o povo é feliz, diz a História,
Quando se vê entre gozos sem fim,
O progresso passar junto à glória
Em seu belo e dourado cochim!

Voltar ao topo