PREFEITURA
Icone audio

Vice-Prefeito

Renato Junior

Renato Frota Magalhães, Renato Junior, é manauara e tem 37 anos. É casado, pai de uma filha, cristão, empresário e formado em Gestão Pública. Ainda garoto, trabalhou na tradicional Feira Manaus Moderna ao lado dos pais, o casal de feirantes seu Renato e dona Menta. Aos 22 anos, ingressou no mundo do empreendedorismo e passou a trabalhar por conta própria na área de construção civil.

Em 2021, graças à sua experiência com feiras e com a cadeia produtiva, foi convidado pelo prefeito David Almeida para administrar a Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal). Iniciou uma trajetória de sucesso no Serviço Público, focada em cuidar das pessoas.

Durante a pandemia, providenciou a sanitização das feiras e, durante a cheia do rio Negro, sob determinação do prefeito David Almeida, viabilizou em sete dias a criação da Primeira Feira Flutuante do Brasil sobre as águas do Negro – ideia que garantiu a continuidade do trabalho dos feirantes da Manaus Moderna e teve repercussão nacional e internacional pelo ineditismo e criatividade.

Nos 15 meses em que esteve à frente da pasta, Renato criou também o projeto “Manaus + Agro”, que asfaltou ramais e garantiu um apoio aos produtores rurais. Também foi o responsável pela tomada do projeto de reforma e reestruturação das feiras e mercados de Manaus.

Em abril de 2022, Renato Junior se tornou o titular da Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) e, até a sua desincompatibilização, em junho de 2024, foi, sob orientação do prefeito, o responsável pelo programa “Asfalta Manaus”, que já pavimentou mais de 3,5 mil ruas em todas as zonas da capital.

Renato Junior capitaneou a execução de outras grandes obras, como a recuperação de tubos para drenagem de águas pluviais na avenida Djalma Batista, em oito dias, e na avenida Atlântica, no Crespo, em sete dias. Atendeu a chamados de moradores de áreas de risco e garantiu a contenção de 32 áreas de encostas.

Além disso, ergueu o viaduto Prefeito José Fernandes, na avenida das Torres, seis meses antes do previsto e iniciou a construção dos viadutos Márcio Souza, no cruzamento da rua Rio Preto com as Torres, e do Rei Pelé, na Bola do Produtor.

Renato reformou complexos esportivos, ampliou ações de reconstrução de calçadas e canteiros centrais, expandiu os mutirões de limpeza e desobstrução de bueiros e lançou trabalhos preventivos à estiagem, como a dragagem e o desassoreamento de leitos e fozes.

No pleito municipal de 2024, Renato aceitou o convite do prefeito David Almeida para ser vice na chapa à reeleição. Hoje, ele é vice-prefeito da sétima maior capital do Brasil e mantém seu compromisso de seguir ajudando quem mais precisa.