Obra de contenção da Prefeitura de Manaus abaixo do viaduto do Boulevard chega a 80% de execução

23/08/2023 16h34

A obra de contenção da erosão abaixo do viaduto Josué Cláudio de Souza (Boulevard), na zona Centro-Sul, localizado entre as avenidas Álvaro Maia e Jornalista Umberto Calderaro Filho, chega a 80% do projeto executado pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

No local, a Seminf construiu um muro de contenção e fez a concretagem para sustentação do aterro, a fim de evitar novos deslizamentos de terra. A rede de drenagem foi recuperada para o melhor escoamento das águas pluviais e conta agora com uma nova linha de tubulação de 50 metros de extensão. A escada de acesso aos moradores do beco Ayrão foi reconstruída.

“Essa obra é a solução definitiva para esse problema que impacta há anos a comunidade que reside abaixo do viaduto. Realizamos de forma célere, conforme determinou o prefeito David Almeida. A obra envolveu várias etapas de um projeto complexo, que contemplou desde a contenção da erosão, a implantação de uma nova rede de drenagem e até a melhoria da acessibilidade dos moradores do bairro. Nossa prioridade é a segurança das pessoas, sem esquecer de proporcionar qualidade de vida”, ressaltou o secretário de Obras, Renato Junior.

Abaixo do viaduto, dezenas de casas foram construídas de forma irregular, motivo pelo qual famílias sofriam com chuvas torrenciais. A Seminf entrou para conter o talude e revitalizar o beco.

A antiga escada de acesso aos pedestres foi demolida para a construção de uma nova escada em concreto, com corrimão para proporcionar mais segurança aos moradores. O projeto prevê, ainda, o plantio de grama e a construção de uma praça com uma academia ao ar livre.

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf