Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus são capacitados para ampliação da oferta de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

19/10/2023 15h43

Com o objetivo de ampliar a oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou a capacitação de profissionais de nove unidades de saúde. Atualmente, o serviço está disponível em quatro UBSs e, seguindo protocolo clínico do Ministério da Saúde para a PrEP, é direcionado para pessoas a partir de 15 anos de idade que apresentem contextos de risco aumentado para infecção pelo HIV.

De acordo com a técnica do Núcleo Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia de Jesus, a capacitação foi dividida em seis turmas, tendo iniciado com a primeira no dia 17 de outubro e com a última programada para o dia 9 de novembro.

“A Semsa está capacitando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos e pessoas da equipe de recepção das nove Unidades de Saúde, entre outros profissionais. É importante que todos conheçam o serviço para que possam pulverizar as informações para a sociedade. A PrEP é uma estratégia que reduz em 95% o risco de infecção pelo HIV, mas muitas vezes a pessoa não procura o serviço porque não sabe que existe na rede de saúde”, destacou Rita de Cássia.

A oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) foi iniciada na rede municipal de saúde de Manaus em março de 2021 e consiste no uso diário de medicação antirretroviral que tem a função de impedir que a pessoa seja infectada pelo HIV. O serviço já é ofertado nas UBSs Carmen Nicolau (zona Norte), Fábio do Couto Valle (zona Leste), Doutor Luiz Montenegro (zona Sul) e UBS Ajuricaba (zona Oeste), que fazem o acompanhamento de 1.164 pessoas.

Com a finalização do processo de capacitação, a Semsa vai passar também a oferecer o serviço nas Unidades de saúde: Arthur Virgílio e Carlson Grace (zona Norte); Djalma Batista, Deodato de Miranda Leão e Lindalva Damasceno (zona Oeste); Theomário Pinto da Costa (zona Sul); e Ivone Lima, Luiza do Carmo e Amazonas Palhano (zona Leste).

“Além da capacitação, a Semsa está organizando o processo de solicitação da medicação e habilitação das unidades de saúde. A previsão é que as nove Unidades de saúde comecem a oferecer o atendimento no mês de dezembro, o que vai facilitar o acesso ao serviço, beneficiando pessoas com perfil de maior vulnerabilidade, que são aquelas que nem sempre usam camisinha e pessoas que não conseguem negociar com o parceiro o uso da camisinha, prevenindo a infecção”, explicou Rita de Cássia.

Durante a segunda turma da capacitação, que aconteceu nesta quinta-feira, 19/10, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, a médica Aline Alencar, que atuou na orientação dos profissionais, explicou que a capacitação aborda a importância da qualidade do acolhimento dos usuários do SUS que procuram o serviço, as medicações utilizadas e as populações indicadas para fazer o uso da profilaxia.

“O objetivo final é a prevenção à infecção pelo HIV, buscando reduzir o número de casos da doença, e a PrEP é uma alternativa que já vem sendo usada por muitos anos em outros países e que começou a ser ofertada no Brasil em 2017. E é importante preparar os servidores para que estejam receptivos no atendimento ao público e na oferta do serviço”, afirmou Aline Alencar.

Entre janeiro e julho de 2023, o município de Manaus registrou 854 casos novos de HIV. No ano passado, o número chegou a um total de 1.884 casos novos da infecção.

A médica Elen Mônica Neves, que trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Deodato de Miranda Leão, participou da segunda turma da capacitação e contou que já houve casos de pessoas procurando informações sobre a PrEP na Unidade de Saúde.

“Já aconteceu de atender pessoas procurando saber sobre o serviço e nesses casos é feito o encaminhamento para as UBSs que já ofertam o atendimento. Mas, acho que quanto mais tivermos UBSs com a oferta de todos os serviços, vai facilitar para todo mundo, vai melhorar o atendimento e o paciente terá uma melhor adesão nas ações de prevenção”, apontou Elen Neves.

A próxima turma da capacitação vai ocorrer na sexta-feira, 20/10, das 13h às 17h, também no auditório do Complexo de Saúde Oeste, continuando com turmas nos dias 27 de outubro, 7 e 9 de novembro.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa