PROGRAMAS E SERVIÇOS

Saúde da criança e do adolescente

Apresentação

As ações da área de saúde da criança e adolescente são voltadas para as faixas etárias: criança (0-9) e adolescente (10-14). Visa estabelecer as prioridades para a saúde da população infantil-juvenil, promovendo uma interface com diversas políticas sociais e iniciativas da comunidade, a fim de melhorar a qualidade de vida e garantir os direitos da criança, do adolescente e sua família. Questões relativas ao nascimento saudável, aleitamento materno e alimentação saudável, crescimento e desenvolvimento, prevenção da violência e promoção da cultura da paz, cuidado à criança doente, e à vigilância da mortalidade infantil e fetal são algumas das prioridades deste programa.

O Núcleo de Saúde da Criança e Adolescente está inserido na Diretoria de Atenção Primária da Semsa.

Saúde da Criança

Qual a faixa etária das ações para a saúde da criança?
As ações para a saúde da criança vão da faixa etária de 0 a 9 anos.

Quais são os exames de triagem neonatal realizados logo que o bebê nasce?
Todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes para a sua saúde. São os chamados exames da triagem neonatal:

Teste do Pezinho (Atenção Primária);
Teste do Olhinho (Maternidades);
Teste da Orelhinha (Maternidades);
Teste do Coraçãozinho (Maternidades).

O que é o Teste do Pezinho?

O teste do pezinho é um exame realizado durante os primeiros dias após o nascimento do bebê, a partir de gotinhas de san­gue do calcanhar colhidas em papel filtro especial.

O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido.

Este teste permite o diagnóstico precoce de di­versas doenças, que não apresentam sintomas, logo após o nascimento.

Assim, é possível promover o tratamento específico, com diminuição ou eliminação de lesões irreversíveis (como deficiência mental, deficiências físicas) e até mesmo a morte.

Qual a importância do Teste do Pezinho?

A importância do teste do pezinho está diretamente relacionado ao fato de que muitas crianças com doenças metabólicas, ás vezes, não apresentam histórico familiar dessas condições.

E até as crianças, aparentemente saudáveis no nascimento, podem demorar cerca de meses ou anos para manifestar os primeiros sintomas de alguma doença.

Mesmo que você tenha outros filhos mais velhos, e estes sejam saudáveis, é aconselhável sempre fazer o teste no seu bebê.

Nos casos dos bebês prematuros, eles também podem fazer o exame. Mas, geralmente, é necessária mais de uma coleta, após 120 dias do nascimento, e caso tenham recebido transfusão de sangue, após 120 dias da última transfusão.

Como é feito o exame?

O exame é feito no calcanhar do recém-nascido, por ser uma região com muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue necessário para a coleta da amostra.

Por ser rápido e pouco invasivo, este exame não causa riscos ao bebê. É importante amamentar o bebê antes de fazer o teste do pezinho, para que o diagnóstico seja mais fácil, com resultados mais satisfatórios e precisos.

Quando realizar o teste do pezinho no meu bebê?

Para maior efetividade da triagem neonatal, é recomendado que a família leve a criança para fazer o exame após 48 horas ou até o 5º dia após o nascimento.

A coleta fora deste período não invalida o teste, entre­tanto, poderá afetar o diagnóstico precoce e prejudicar a efici­ência do tratamento, se necessário.

É muito importante ficar atento a este prazo, pois o exame possui o objetivo de identificar a possibilidade da existência de alguma doença.

Onde fazer o Teste do Pezinho?

O município de Manaus oferece Unidades Básicas de Saúde com profissionais capacitados para a realização da coleta de sangue para o teste do pezinho. A lista com as unidades você encontra no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

O que é o Teste do Olhinho?

É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias.

O Teste do Olhinho pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

Onde é feito o Teste do Olhinho?

O exame é realizado nas maternidades públicas até a alta do recém-nascido. A recomendação é que o teste do olhinho seja feito pelo pediatra logo após o nascimento do bebê.

O que é o Teste da Orelhinha?

Entre os procedimentos realizados ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê, está a triagem neonatal auditiva ou o teste da orelhinha. O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e identifica problemas auditivos no recém-nascido. Desde 2010 é determinado por lei que nenhuma criança saia da maternidade sem ter feito o teste, que é gratuito. As crianças nascidas fora do ambiente hospitalar devem fazê-lo antes de completarem 3 meses de vida.

O teste da orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contraindicações e dura em torno de 10 minutos.

O que é o Teste do Coraçãozinho?

Todo bebê tem direito de realizar o teste de coraçãozinho ainda na maternidade, entre 24h a 48h após o nascimento. O teste é simples, gratuito e indolor. Consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro – espécie de pulseirinha – no pulso e no pé do bebê. Caso algum problema seja detectado, o bebê é encaminhado para fazer um ecocardiograma. Se alterado, é encaminhado para um centro de referência em cardiopatia para tratamento.

Como é realizado o acompanhamento das crianças pelas unidades de saúde?

Para que a criança cresça e se desenvolva bem, é fundamental comparecer à unidade de saúde para fazer o acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento. A recomendação do Ministério da Saúde é seguir este esquema:

1ª semana de vida – 1º mês – 2º mês – 4º mês – 6º mês – 9º mês – 12º mês – 18º mês – 24º mês

A partir dos 2 anos de idade, as consultas de rotina devem, no mínimo, ser anuais, próximas ao mês de aniversário. Lembre-se de levar a Caderneta de Saúde da Criança a todas as consultas. Algumas crianças necessitam de maior atenção e devem ser vistas com maior frequência.

O que é a Caderneta da Criança?

Toda criança nascida em maternidades públicas ou privadas no Brasil tem direito a receber gratuitamente a “Caderneta de Saúde da Criança” que deve ser devidamente preenchida e orientada pelo profissional, antes da alta hospitalar. A caderneta é um documento importante, para acompanhar a saúde, crescimento e desenvolvimento da criança, do nascimento até os 9 anos de idade.

Atenção: a “Caderneta de Saúde da Criança” é um documento importante. Leve-a sempre que procurar um serviço de saúde. Mantenha a caderneta bem conservada.

Se ela for extraviada, rasgada, molhada, queimada ou perdida, o que fazer?
Você deve fazer um Boletim de Ocorrência e, com esse BO, retornar para a Maternidade de origem, onde a criança nasceu, para retirar uma segunda via da caderneta.

Importante! As Unidades de Saúde não tem “Caderneta de Saúde da Criança para distribuição à população.

Nas consultas de rotina o que o profissional de saúde avalia e orienta?

  • Alimentação da criança;
  • Peso, comprimento ou altura e perímetro cefálico (este último até os 2 anos);
  • Vacinas;
  • Desenvolvimento;
  • Prevenção de acidentes;
  • Identificação de problemas ou riscos para a saúde;
  • Outros cuidados para uma boa saúde.

Quais os documentos necessários para o atendimento?

  • Caderneta de Saúde da Criança ou CNS – Cartão SUS da Criança;
  • Identidade da mãe/pai e ou cuidador da criança.

Importante: a falta de documentação não inviabiliza a vacinação da criança.

Saúde do Adolescente

Qual a faixa etária das ações para a saúde do adolescente e jovem?

As ações de saúde do adolescente e dos jovens são voltadas para a faixa etária entre 10 e 14 anos.

Qual a importância das ações de saúde para os adolescentes e jovens?

Investir na saúde da população de adolescentes e de jovens é importante para contribuir com a qualidade de vida, energia, espírito criativo, inovador e construtivo da população jovem que deve ser considerada como um rico potencial, capaz de influenciar de forma positiva o desenvolvimento do país.

Qual a competência da Atenção Primária no atendimento aos adolescentes e jovens?

É competência da rede de saúde municipal, especialmente da Estratégia Saúde da Família, ampliar o acesso à saúde integral de adolescentes e jovens e disponibilizar a Caderneta de Saúde de Adolescentes.

O que é a Caderneta de Saúde de Adolescentes e Jovens?

A Caderneta de Saúde de Adolescentes foi criada para monitorar o crescimento e desenvolvimento e a saúde da população entre 10 e 19 anos visando facilitar as ações educativas voltadas para esse grupo etário.

Como é feito o atendimento dos adolescentes e jovens?

O atendimento é feito por profissionais de saúde de diversas especialidades e, se quiser, o jovem pode ser atendido sozinho.

Quais serviços são ofertados aos adolescentes e jovens?

  • Consulta médica;
  • Vacinação;
  • Atendimento odontológico;
  • Contracepção: consulta médica ou de enfermagem, acesso a todos os métodos anticoncepcionais;
  • Contracepção de emergência;
  • Teste de gravidez;
  • Acompanhamento de adolescentes vítimas de violência e maus-tratos, e adolescentes em situação de vulnerabilidade, como os que se encontram em situação de rua e os adolescentes em conflito com a lei;
  • Atenção à saúde sexual e reprodutiva: captação precoce e acolhimento de gestantes adolescentes, acompanhamento pré-natal, grupos educativos e distribuição de preservativos nas unidades de saúde, além da oferta de outros métodos de contracepção;
  • Educação em saúde, onde são abordados os temas que os adolescentes querem debater, como saúde e prevenção, mudanças do corpo, família, direitos, sexualidade, métodos anticoncepcionais, IST/Aids, violência, entre outros.

Como os adolescentes e os jovens acessam os serviços?

Em todas as Unidades Básicas de Saúde ou por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) onde estão implantados.