PROGRAMAS E SERVIÇOS

Saúde do Viajante

Cuidados com alimentação

Deve-se sempre observar a procedência do produto final, se este foi produzido e manipulado em estabelecimentos licenciados. Portanto, evite o consumo oferecido por locais não definidos, vendidos por pessoas não autorizadas pelo órgão sanitário.

X-caboquinho: sanduíche de pão francês recheado com fatias de queijo coalho, banana frita e polpas de tucumã.
O queijo coalho é um produto obtido nas bacias leiteiras da região, produzido em pequenas fábricas nos arredores de Manaus. Já o tucumã, fruto abundante das encharcadas da floresta amazônica, é composto de casca, caroço e carne vegetal avermelhada de sabor bastante peculiar.

Cuidados com o queijo coalho: observar se o queijo utilizado foi recortado de produto com embalagem transcrevendo a origem, registro, rotulagem e conservação dos produtos, além do prazo de validade. É importante observar se o queijo possui o carimbo do SIF ou SIE, selo de inspeção federal ou estadual, o qual certifica que o produto foi fabricado dentro dos padrões exigidos.

Cuidados com o tucumã: o processo de despolpa ainda é feito manualmente, desse modo, deve haver atenção a respeito do local de manipulação, higiene, bem como se os critérios sanitários são rigorosamente observados no acondicionamento do fruto e manuseio na produção da polpa.

Açaí: fruto abundante das encharcadas da floresta amazônica, composto de casca, caroço e carne vegetal na cor escura de sabor bastante peculiar.

Cuidados com o açaí: observar no local de manipulação se este encontra-se dentro dos padrões, conforme determinado pelo Departamento de Vigilância Sanitária e se o referido local possui a licença sanitária.

Caldo de cana: produto obtido através da moagem da cana de açúcar, além disso, muito comum em feiras livres do município.

Cuidados com o caldo de cana: apesar de ser oferecido por moagem no momento da compra, deve-se checar se o fruto foi devidamente higienizado antes do processo de moagem.

Atenção: o consumo de produtos sem o devido cuidado pode ocasionar sérios problemas de infecções intestinais.

Cuidados com a saúde

Antes da viagem é importante conhecer, com antecedência, a viagem, como os cuidados que devem ser tomados em relação à saúde. Consulte seu médico para uma avaliação, principalmente caso possua alguma doença preexistente. Evite viajar na vigência de qualquer doença infecciosa aguda. Se precisar fazer uso de medicamentos sob prescrição médica, obtenha a receita e adquira os medicamentos na quantidade suficiente para toda a viagem.

Vacinação

A região Amazônica é endêmica para febre amarela, por isso, o turista deverá ser vacinado contra esta doença com, pelo menos, 10 dias de antecedência da viagem.

O Brasil está em certificação de eliminação do sarampo, portanto, recomendamos a vacinação contra essa doença através das vacinas tríplice viral, dupla viral ou sarampo monovalente com, pelo menos, 10 dias de antecedência da viagem.

Lembrando que a administração simultânea das vacinas da febre amarela e tríplice viral não é recomendada, dessa forma, devem ser administradas com intervalo mínimo de 30 dias.

Durante a viagem

Não pratique turismo ecológico, rural de aventura ou visite áreas de mata se não estiver vacinado contra a febre amarela.

Se houver qualquer alteração no seu estado de saúde ainda dentro da aeronave, navio ou transporte terrestre, comunique o fato à equipe de bordo, a partir disso, ela tomará as devidas providências e alertará os serviços de controle sanitário nos pontos de entrada.

A malária é uma doença infecciosa, cujo agente etiológico é o Plasmodium. As espécies comuns em nossa região são o P. falciparum e o P. vívax. Sua transmissão se dá pela picada do mosquito infectado Anopheles sp., presente em determinadas áreas periurbanas e rurais. Após a picada do mosquito, os primeiros sintomas surgem, como febre alta, sudorese, dor de cabeça, dor no corpo e calafrios, durando em média 15 dias.

As principais medidas de prevenção são estas: evitar balneários do entardecer ao amanhecer (horário com maior frequência dos mosquitos), uso de repelente e de mosquiteiros (principalmente em áreas de risco).

As ações de controle desenvolvidas pela Semsa priorizam o diagnóstico precoce e o tratamento imediato dos pacientes, assim como o controle seletivo de vetores.

A dengue é uma doença infecciosa, causada por um vírus, transmitida para o homem através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas duram em média 5 a 7 dias e são: dor de cabeça, dor nos músculos, dor nos olhos, febre alta, podendo apresentar ainda manchas vermelhas na pele, náuseas, vômitos, tontura, sangramentos, entre outros.

As principais medidas de controle: Controle químico do mosquito através de fumaça com inseticida. Realização de visitas periódicas aos pontos estratégicos (borracharias, terrenos baldios, canteiro de obras, etc) para verificação e tratamento de criadouros. Vistoria aos locais denunciados de foco de Dengue.

Primeiras medidas de tratamento: hidratação oral, repouso, antitérmico e avaliação médica. Em caso suspeito de dengue não utilizar medicamento AAS – ácido acetil salicílico.

A Leishmaniose Tegumentar Americana é uma doença transmitida pelo vetor flebotominio, conhecido popularmente como, mosquito palha, tatuquira, birigui, borrachudo, etc. As situações de risco são: colonização rural, extrativismo e exploração desordenada ou derrubada de floresta. A principal medida de prevenção é evitar as áreas de risco em qualquer horário e o uso de repelente.

A Doença de Chagas é uma síndrome infecciosa aguda de curso indeterminado ou crônico pelo T. cruzi, com possibilidade de transmissão vetorial ocasional direta ou indireta em seres humanos.

Pela possibilidade da transmissão via oral atentar ao consumo de caldo de cana e açaí, frutos regionais comuns na Região Amazônica.

Locais para atendimento médico – Serviço de Pronto Atendimento

ZONA SUL
SPA Zona Sul – Rua Bento José Lima, 33 – Colônia Oliveira Machado – Telefone: (92) 3214-3615 / 3214-3616

ZONA LESTE
SPA, Hospital e Maternidade Chapot Prevost – Av. Getúlio Vargas, s/n, Colônia Antônio Aleixo – Telefone: (92) 3214-4420/4422/4431/4428/4430/3214-4421
SPA Coroado – Avenida Beira Mar, 156 – Coroado – Telefone: (92) 3639-4973/6186/3639-6185

ZONA CENTRO-OESTE
SPA e Policlínica Dr. José Lins Albuquerque – Rua Maracanã, s/n, Redenção – Telefone: (92) 3654-4360/4378/3654-4662
SPA Alvorada – Rua Loris Cordovil, s/n, Alvorada I – Telefone: (92) 3238-2575/9769/1100/3238-2241

ZONA OESTE
SPA Joventina Dias – Rua T6, 33 – Compensa III – Telefone: (92) 3673-6793/ 3671-4547
SPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, 155 – São Raimundo – Telefone: (92) 3625-6500/3673-6292/3671-0156

ZONA NORTE
SPA Eliameme Rodrigues Mady – Avenida Samaúma, s/n – Monte das Oliveiras – Telefone: (92) 3642-3149/3634-3002/3648-8107
SPA e Policlínica Danilo Corrêa – Avenida Noel Nutels, s/n – Conjunto Cidade Nova I – Flores – Telefones: (92) 3636-2856/2849/2852/3378/3636-1629

Outros cuidados

Observe as recomendações e medidas básicas de higiene a seguir:
Lave as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes de ingerir alimentos, após usar o banheiro, utilizar conduções públicas, visitar mercados ou locais de muito fluxo de pessoas;
Beba somente água mineral engarrafada;
Evite adicionar gelo nas bebidas;
Assegure-se de que o alimento esteja bem cozido, frito ou assado;
Fique atento à temperatura dos alimentos expostos para venda.

Os alimentos perecíveis devem ser mantidos em baixa temperatura (abaixo de 5º C) e os quentes (acima de 60º C):
Não consuma leite nem seus derivados crus;
Frutas e verduras, que possam ser descascadas e cujas cascas estejam íntegras, podem ser consumidas cruas;
Quando for consumir alimentos regionais, seja prudente e não exagere;
Evite o consumo de alimentos vendidos na rua;
Alimentos embalados devem conter, no rótulo, a identificação do produtor e data de validade, além disso, a embalagem deve estar íntegra.

Durante sua viagem, se apresentar os seguintes sintomas, procure uma unidade de saúde e relate onde esteve nos últimos dias:
Febre;
Diarreia;
Manchas avermelhadas na pele;
Problema respiratório ou outros sinais e sintomas.

Agressão por animais

Em caso de agressão por animal (cão, gato, morcego, cobra, aranha e/ou escorpião) procure, imediatamente, a Fundação de Medicina Tropical, no seguinte endereço: Avenida Pedro Teixeira, 25 – Dom Pedro.

Doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos

Verifique atentamente no rótulo a concentração do repelente (ela define a frequência do uso).
Lembre-se que o produto deverá ser reaplicado, caso a pessoa se molhe ou transpirar, excessivamente, aliás, este deve ser utilizado depois da aplicação do protetor solar;
Antes de dormir, tome banho para remover o resíduo de todos os produtos aplicados sobre a pele;
Dê preferência a locais de hospedagem que possuam ar-condicionado, telas de proteção nas janelas ou utilize mosquiteiros sobre a cama.

Recomendações e informações gerais

– Só faça sexo usando preservativos, assim você se protege da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis;
– Evite exposição excessiva ao sol, portanto, use protetor solar, no mínimo, 30 minutos antes da exposição (FPS mínimo 30), que deve ser reaplicado conforme orientação do fabricante, além disso, utilize também óculos de sol e chapéu de aba larga;
– Em caso de adoecimento durante a sua estadia, busque atendimento médico e não faça automedicação.

Caso haja dúvida, consulte o 0800 280 8 280 e/ou e-mail do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (cievs.manaus@pmm.am.gov.br).

Ao retornar da viagem, caso apresente febre ou outros sintomas como diarreia, problemas de pele ou respiratórios, procure imediatamente um serviço de saúde e informe as regiões que visitou.