PROGRAMAS E SERVIÇOS

Saúde Nutricional

As ações de saúde voltadas para a alimentação e nutrição são disponibilizadas aos usuários do SUS por meio de vários programas e estratégias desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde.

Programa de Nutrição Infantil Leite do Meu Filho

As famílias em situação de vulnerabilidade social, com crianças menores de cinco anos, podem se cadastrar no Programa de Nutrição Infantil Leite do Meu Filho. Para tanto, é necessário comparecer a uma das Centrais de Atendimento do Programa, levando as cópias dos seguintes documentos:
RG e CPF do responsável legal
Comprovante de residência;
Cartão do Programa Bolsa Família;
Certidão de nascimento (criança);
Caderneta de saúde (criança);
Cartão do SUS (criança).

Central de Atendimento do Programa de Nutrição Infantil – CAPNI Dom Pedro
Endereço: Av. Pedro Teixeira, 7560 – Dom Pedro
Horário: 8h às 16h30
Telefone: (92) 3214-8081 / (92) 98842- 7309

Central de Atendimento do Programa de Nutrição Infantil – CAPNI Shopping Phelippe Daou
Endereço: Av. Camapuã, 2985 – Cidade Nova
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
Telefone: (92) 98842-8299

Importante: No caso de crianças menores de 12 meses de idade é indispensável apresentar a prescrição médica, com CID que justifique a substituição do leite materno por fórmula infantil, conforme situações clínicas especificadas pela Organização Mundial da Saúde.

Cadastro pela Internet

Como fazer?
A Prefeitura de Manaus oferece a opção de realização do cadastro, pela internet, no Programa de Nutrição Infantil Leite do Meu Filho.

Para realizar o cadastro online, a mãe ou responsável legal pela criança deverá preencher, conforme local que deseja retirar o beneficio, todos os dados do formulário disponível em:
Acesse Cadastro do Programa Leite do Meu Filho
Após 30 dias úteis, será possível consultar o status do cadastro realizado, se foi aprovado ou reprovado, com o respectivo motivo, clicando aqui.

As diretrizes do Programa para receber o benefício continuam as mesmas:

Crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade;
Prescrição médica para crianças menores de 12 meses com indicação clínica para substituição do leite materno por fórmula infantil;
Famílias em situação de vulnerabilidade social.

Materiais educativos

Os guias alimentares são instrumentos que definem as diretrizes utilizadas na orientação de escolhas alimentares saudáveis pela população.

O Guia Alimentar aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira e, configurando-se como um instrumento de educação alimentar e nutricional no SUS e também para outros setores.

A publicação apresenta um conjunto de informações, análises, recomendações e orientações sobre escolha, combinação, preparo e consumo de alimentos que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo. O Guia é para todas as pessoas, individualmente e como membros de famílias e comunidades, assim como cidadãos.

Além de fornecer recomendações sobre escolha, preparo e consumo de alimentos, este Guia considera os fatores do ambiente que favorecem ou dificultam a colocação em prática dessas recomendações, indicando formas e caminhos para aproveitar vantagens e vencer obstáculos.

Guia Alimentar para a População Brasileira

Cartilha Cardioprotetora