Prefeitura acolhe alunos e preceptores de nova turma de especialização em saúde pública

02/10/2023 16h02

A Prefeitura de Manaus realizou a abertura da Semana de Integração do Curso de Especialização Lato Sensu em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família (ESF), nesta segunda-feira, 2/10, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Escola de Saúde Pública (Esap), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A programação de acolhimento dos novos preceptores e alunos segue até sexta, 6/10, no miniauditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), no bairro Cachoeirinha, zona Sul. Participam da atividade 40 alunos e dez preceptores, das categorias profissionais de Farmácia e Odontologia, que integram a terceira turma do curso de especialização da Esap/Semsa e UEA.

A diretora de Atenção Primária da Semsa, Sonja Farias, salientou a importância do curso para o fortalecimento da ESF, que é voltada à expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por meio do estabelecimento de equipes multiprofissionais de Saúde da Família.

“A importância dessa formação é possibilitar aos profissionais cada vez o conhecimento do que é a Estratégia Saúde da Família, que vem justamente para colaborar com todo o processo que hoje já é feito pela Semsa Manaus, dentro da Atenção Primária à Saúde”, afirma a diretora.

Sonja pontua ainda que, após a atividade introdutória, os alunos e preceptores ficarão imersos em diferentes cenários de prática na rede de saúde municipal.

“Tanto cirurgiões-dentistas quanto farmacêuticos vão compor equipes, para que a gente possa estar trazendo informação para eles e levando maior assistência à nossa população”, diz.

Programação

Com atividades nos turnos matutino e vespertino, a semana de integração terá a apresentação de temas como diretrizes da ESF, rede de Atenção Primária à Saúde (APS), Programa Mais Saúde Manaus (Promais), Educação Permanente, Plano de Trabalho Individual (PTI), e o papel dos profissionais de Odontologia e Farmácia na APS.

“Essa semana de integração é importante porque nós conversamos com os alunos, falamos sobre as atividades que iremos desenvolver dentro da Semsa, dentro da UEA, e eles fazem também uma integração entre eles”, relata a diretora da Esap, Karina Cerquinho.

“Importante também citar que os preceptores e tutores que fazem parte do curso também estão nesse momento sendo recebidos pelas duas instituições, Semsa e UEA, e estão aqui participando dessa fase inicial antes de começar as atividades nas unidades da saúde”, acrescenta.

Ensino e aprendizado

A interação entre preceptores, alunos e coordenadores favorece ainda o processo de ensino e aprendizado, como destaca a docente do curso de Enfermagem da UEA, professora doutora Lihsieh Marrero.

“À medida que todos os atores envolvidos compreendem seu papel no processo de formação, eles tendem a desenvolver melhor o seu papel”, avalia ela, que representou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da universidade, Darlisom Ferreira, na abertura da semana.

Lihsieh enfatizou também o papel da parceria entre UEA e Semsa no fortalecimento da saúde pública por meio da formação de equipes qualificadas.

“O retorno desses profissionais para a atenção primária é o que se deseja como resultado dessa aproximação entre a universidade e a secretaria”.

Para o farmacêutico bioquímico Paulo Bonates, um dos participantes do curso de especialização, a atuação nas unidades básicas não só irá contribuir para a melhor integração entre teoria e prática como ainda vai assegurar o aprimoramento dos serviços de saúde para toda a coletividade.

“Temos uma grande expectativa de somar e também de ganharmos habilidades que possam complementar e trazer uma especialização ao serviço de saúde, de um modo humanizado”, conclui.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa