Prefeitura inicia nova capacitação em psiquiatria para médicos da Atenção Primária à Saúde

03/08/2023 16h11

A Prefeitura de Manaus inicia uma nova capacitação em psiquiatria para médicos da Atenção Primária à Saúde, nesta sexta-feira, 4/8. A abertura do curso, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), será realizada no auditório Wilson Alecrim, da Universidade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, na zona Centro-Sul.

Esta já é a terceira turma a participar do curso, que vai formar o total de 200 médicos, com o objetivo de qualificar o atendimento inicial prestado nas unidades básicas de saúde aos pacientes que apresentam sinais de sofrimento psíquico.

A chefe da Divisão da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Semsa, psicóloga Jeane Leite, acentua que a proposta da capacitação é abordar conhecimentos que apoiem a conduta clínica junto aos usuários das unidades básicas de saúde em sofrimento mental.

“O curso será concluído em fevereiro do ano que vem, visando aprimorar os atendimentos em saúde mental disponibilizados e descentralizar a demanda dos serviços especializados”, acentua Jeane Leite.

O treinamento é composto por sete módulos, em dois horários distintos, sendo um no turno matutino e outro no turno vespertino. A participação dos profissionais ocorre conforme o horário de trabalho, sem prejuízo à rotina de atendimentos nas unidades básicas de saúde.

O médico psiquiatra Leandro Fajardo, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Benjamim Matias Fernandes, localizado no Parque 10, irá ministrar o curso.

Texto e fotos – Divulgação/Semsa