PROGRAMAS E SERVIÇOS

Prevenção e Controle do Tabagismo

O que é Tabagismo?

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são não fumantes, vítimas do fumo passivo. Sem alterações do cenário, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030.

Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo

Objetivando produzir saúde e reduzir o número de fumantes na cidade de Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde implantou em 2008 o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, passando a ofertar a população o serviço tratamento ao fumante. Fundamentado na Abordagem Cognitivo Comportamental, os ambulatórios de tratamento ao fumante fornecem o suporte profissional e medicamentoso necessário para cessação do tabaco de indivíduos que desejam parar de fumar. Ao longo dos anos este serviço vem sendo implementado, passando de 7 para 22, o número de ambulatórios de tratamento ao fumante na cidade de Manaus.

Ambulatórios de Tratamento para Fumantes

Entenda porque se fuma e como isso afeta a saúde

Os primeiros dias sem fumar

Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar