PROGRAMAS E SERVIÇOS

Saúde bucal

Área responsável: Gerência de Saúde Bucal
E-mail: saudebucal@pmm.am.gov.br
Telefone: (92) 3214-5028

O que são os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs)?

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são estabelecimentos de saúde, classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade, que tem como objetivo oferecer à população, os serviços especializados em odontologia que não podem ser solucionados na rede de atenção primária, como diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; periodontia especializada; endodontia; atendimento a portadores de necessidades especiais.

Para o atendimento nos CEOs é necessário ter em mãos os mesmos documentos para atendimento nas Unidades Básicas e o documento de encaminhamento para a especialidade preenchido e emitido pelo cirurgião-dentista da Atenção Primária.

Objeto

Realizar ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população manauara.

Serviços

Atividade educativa/orientação em grupo na atenção básica/Instrução de higiene oral;
Escovação dental supervisionada;
Aplicação tópica de flúor;
Atendimento clínico ambulatorial na Unidade de Saúde;
Tartarectomia/raspagem de cálculo;
Restauração de dentes anteriores e posteriores;
Exodontias/extrações de dentes permanentes e decíduos;
Exame clínico para identificação de lesões suspeitas de malignidade;
Encaminhamento para os CEOs para a realização de procedimentos de média complexidade (tratamento de canal, tratamento periodontal severo, cirurgias periodontais, extrações complexas, entre outros).

Documentação para atendimento

Para atendimento nas UBSs e Policlínicas: carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência e cartão nacional de saúde.

Para atendimento nos Centros de Especialidades Odontológicas/CEO: carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, cartão nacional de saúde e ficha de encaminhamento emitido por Cirurgião-Dentista da Atenção Básica para o CEO.

Locais de atendimentos

Distrito Norte

Distrito Sul

Distrito Leste

Distrito Oeste

Distrito Rural