Ortodontia infantil será tema de encontro virtual promovido pela Prefeitura de Manaus

11/07/2023 17h16

A saúde bucal com o tema “A importância e cuidados com a Ortodontia Infantil” será o tema da webconferência Diálogos na Atenção Primária à Saúde, promovida pela Prefeitura de Manaus, na próxima quinta-feira, 13/7, às 14h30. A conferência virtual, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz parte da programação do Julho Laranja, campanha que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da prevenção e correção dentária na infância.

O tema “A importância e cuidados com a Ortodontia Infantil”, a ser abordado pelo médico Evandro Bronzi, ortodontista do Centro de Especialidades Odontológicas Sul, pretende capacitar os cirurgiões-dentistas da Atenção Primária da Semsa, destacando a importância do desenvolvimento craniofacial dentre outros fatores, cujo entendimento facilita o reconhecimento dos desvios da normalidade, possibilitando a atuação precisa do ortodontista na época mais oportuna de intervenção.

A técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Rebecca Rosas, explica que a identificação e o tratamento precoce de problemas como mordida aberta, mordida cruzada ou apinhamento de dentes pode evitar o agravamento destas más oclusões que poderão exigir uma intervenção mais radical como extração de dentes e cirurgias, por exemplo.

“Ainda é comum a crença de que se deve aguardar a criança crescer e trocar todos os dentes de leite para que ela inicie um tratamento ortodôntico, mas é justamente nesta fase mais precoce que muitos problemas podem ser resolvidos ou minimizados e que esses cuidados são assertivos e garantem mais saúde na vida adulta”, assinalou.

A webconferência Diálogos na APS é uma estratégia desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de ofertar aprendizado contínuo aos servidores da rede de atenção básica a partir de situações que ocorrem no cotidiano das unidades de saúde. A transmissão ao vivo também é aberta ao público.

Julho Laranja

A campanha Julho Laranja em Manaus intensifica os serviços nas unidades básicas de saúde e ações de orientação nas escolas municipais, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Texto – Divulgação / Semsa

Foto – Graziela Praia / Semsa