PROGRAMAS E SERVIÇOS

Saúde da pessoa idosa

Orientações

Quem é o idoso?
O idoso é toda pessoa, seja homem ou mulher, com 60 anos ou mais.

Qual o objetivo da Política Municipal de Saúde do Idoso?
A Política Municipal de Saúde do Idoso segue as orientações da Política Nacional de Saúde do Idoso, do Estatuto do Idoso e tem a finalidade de garantir que todo idoso seja atendido de forma integral, promovendo a manutenção da capacidade funcional (que continue realizando suas atividades dentro e fora de casa) e da autonomia (que continue participando da sociedade, seja trabalhando ou dando sua opinião sobre determinadas situações), contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável (participando de grupo de idosos, adotando hábitos saudáveis, como parar de fumar e tomar bebida alcoólica, entre outros).

Sou idoso, como faço para ser atendido?
Você precisa ir até um Serviço de Saúde (Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF ou Unidade de Saúde) mais próxima de sua casa de segunda a sexta, no horário das 7h às 17h, com os seguintes documentos: Carteira de Identidade, comprovante de residência e cartão SUS. Se você não tiver cartão SUS, não se preocupe, será providenciado.

Como funciona o atendimento?
É preenchida sua ficha de atendimento e a Caderneta de Saúde do idoso é entregue a você. De acordo com sua necessidade, você será avaliado pelo profissional de saúde e poderá ser encaminhado aos serviços de Consulta Médica, Enfermagem, Vacinação, Preventivo, Dentista, dentre outros. Também de acordo com a avaliação, poderá ser encaminhado para exames laboratoriais e/ou de imagens.

A Semsa disponibiliza fraldas geriátricas ou outros insumos como: cadeira de rodas, banho, colchão, caixa de ovo, andador, bengalas, dentre outros?
Não. A Semsa não disponibiliza esses materiais, pois não estão sob sua responsabilidade. Esta responsabilidade é da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM). Para adquirir esses materiais, o familiar precisará de um laudo médico com a descrição do problema de saúde do idoso. Comprovante de residência; cópia de CPF e RG; cartão SUS. De posse de tudo isso ir até o Serviço Social da SES para abrir processo de aquisição.

Vacina

O idoso pode tomar vacina?
Sim. O idoso precisa tomar as vacinas referentes a sua faixa etária. A vacina não faz mal. Ela faz bem. Quanto mais idade se tem, ficamos mais frágeis, por isso precisamos tomar as vacinas que protegem as pessoas em todas as idades. As vacinas disponíveis nas Unidades de Saúde para o idoso são:

Influenza (contra gripe): Uma dose por ano.

Pneumococo 23 (contra pneumonia causada pela bactéria Pneumococo): Dose única com um reforço após cinco anos.
Quem toma? Idosos acamados (asilos, hospitais, em casa).

Difteria e Tétano (dT) (protege contra difteria e tétano): São três doses e uma dose de reforço.
Quem toma? Para idosos e todas as pessoas não vacinadas ou com esquema de vacina incompleto ou ainda com a última dose feita há mais de dez anos.

Vacina contra hepatite B: São três doses.
Quem toma? Idosos e todas as pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto de vacina.

Febre Amarela: Se o idoso nunca foi vacinado, deverá ser primeiramente avaliado pelo médico antes de receber a vacina.

Por que o idoso que toma a vacina da Influenza, apresenta a gripe? A vacina não protege?
A vacina protege contra o vírus Influenza que é o que pode ocasionar complicações sérias em pessoas de mais idade. Como existem outros tipos de vírus em circulação (que não oferecem riscos à saúde dos idosos), podem ocorrer casos de gripes brandas.

Preventivo em idosas

Mulheres idosas devem realizar o preventivo?
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde a coleta de material deverá ser feita a partir dos 25 anos de idade. Os exames preventivos devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando essas mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos, nos últimos cinco anos. No caso das mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame, devem ser feitos dois preventivos com intervalo de um a três anos. Se os dois resultados forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.