PROGRAMAS E SERVIÇOS

Saúde Indígena

O cuidado em saúde indígena atende aos pressupostos da Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena de 2002, a qual preconiza a implantação de um modelo diferenciado de organização dos serviços voltados para promoção e recuperação da saúde, considerando as especificidades culturais e epidemiológicas essa população, tendo como princípios: a universalidade, a acessibilidade, o cuidado, a integralidade, a humanização, da equidade e a participação social.

Você sabia que em Manaus, as ações de Saúde Indígena iniciaram em 2006, com a proposta de promover o atendimento básico de saúde às famílias indígenas localizadas no espaço urbano da capital?

A partir disso, a Semsa vem empreendendo esforços visando promover o acesso aos serviços e ações de saúde, ofertados a toda a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF), policlínicas e demais pontos da Rede de atenção Primária da Semsa.

Cada distrito de saúde conta com uma coordenação de saúde indígena que atuam diretamente na promoção e articulação do cuidado em saúde aos indígenas.

Onde acessar os serviços?

Todas as unidades de saúde da Semsa devem atender a população indígena. Mas devido à proximidade com as comunidades a secretaria estabeleceu algumas unidades de referência. Confira quais são elas, e a quais comunidades indígenas elas estão vinculadas, no documento a seguir:

Comunidades indígenas vinculadas à Semsa

Principais ações desenvolvidas

Ações de educação em saúde nas comunidades indígenas urbanas e rurais com disponibilidade (serviços odontológicos, consultas, encaminhamentos psicossociais para a RAPS e demais unidades de saúde;
Levantamento do perfil de saúde das comunidades;
Articulação com a rede socioassistencial e de apoio ao indígena (Disei Manaus, Funai, SES, Semed, dentre outros);
Agendamento de consultas médicas e de enfermagem;
Mapeamento e georreferenciamento das comunidades indígenas urbanas, para a vinculação das famílias a Rede de Atenção primária;
Visitas às comunidades para levantamento das necessidades de saúde e planejamento de ações;
Coordenação do Grupo de Trabalho Interinstitucional Indígena (GTI) em parceria com Funai e SES.

Datas comemorativas

7 de fevereiro: Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas;
1º de abril: Dia da Abolição da Escravidão Indígena;
19 de abril: Aniversário de criação do Museu do Índio por Darcy Ribeiro e Dia dos Povos Indígenas;
17 de julho: Dia de Proteção às Florestas;
9 de agosto: Dia Internacional dos Povos Indígenas;
13 de setembro: Aniversário da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas;
5 de dezembro: Aniversário de fundação da Funai;
19 de dezembro: Criação do Estatuto do Índio.