PROGRAMAS E SERVIÇOS

Saúde do Homem

Política de Saúde do Homem

Porque uma Política de Saúde do Homem?
Para desenvolver ações de saúde e estimular a participação de homens de 20 a 59 anos para o cuidado em saúde, contribuindo para a diminuição de doenças e mortes, melhorando as condições de sua saúde.

Você sabia que os homens vivem 7 anos a menos do que as mulheres?
O homem em toda sua história de vida sempre é o que cuida da família, ou seja, cuida de todos e esquece um pouco de si: falta de exercícios físicos (sedentarismo), exposição às violências, acidentes, uso de bebida alcoólica, cigarros e outras drogas. Os homens têm maior chance de desenvolver doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol, pressão arterial, entre outras doenças. Por isso, a importância de anualmente realizar avaliação da saúde de forma preventiva. Homens, cuidem-se!

Serviços e cuidados

Os homens podem tomar vacinas?
Sim. As vacinas são a principal proteção contra doenças como sarampo, hepatite, tétano, dentre outras. As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde mais próximas de sua residência.

Qual o horário de atendimento das Unidades de Saúde?
O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17hs. A Semsa também disponibiliza o atendimento em dez unidades de saúde com horário estendido/ampliado que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 21hs e aos sábados das 8 às 12h.

Quais os serviços ofertados na Unidade de Saúde para o homem?
Vacinação;
Consultas;
Odontologia;
Testes sorológicos e exames de imagem;
Disponibilização de preservativos e lubrificantes;
Palestras educativas sobre hábitos saudáveis, paternidade ativa e estímulo a uma cultura de paz;
Planejamento familiar;

Pré-natal do parceiro com realização de exames:
O homem, assim como sua esposa/companheira, precisa fazer exames para saber se sua saúde está bem. Os pais precisam estar saudáveis para poder cuidar de seu filho/filha. É um momento especial para os dois.

Lembrando aos homens: se sua companheira/esposa/namorada estiver grávida, você será convidado para realizar exames, é o pré-natal do parceiro. Atenda ao nosso convite.

Prevenção ao câncer de próstata

Histórico familiar
Um dos principais fatores para ficar em alerta com a possibilidade de desenvolvimento do câncer de próstata é ter um caso na família, já que a probabilidade e o risco aumentam em duas vezes.

Raça
Os homens com descendência africana ou latina têm mais chance de desenvolver câncer de próstata, os números mostram que estes homens desenvolvem tumores ainda mais agressivos e com maior frequência.

Idade
O câncer de próstata é uma doença rara em homens com idade abaixo de 40 anos, porém, a probabilidade aumenta muito rápido a partir dos 50. Sendo que 60% dos homens diagnosticados com câncer de próstata estão acima dos 65 anos.

Obesidade
Estar acima do peso é um dos fatores que contribui para o aumento das chances de desenvolver o câncer de próstata em sua forma mais agressiva e em estágio mais avançado, já que a obesidade sinaliza que o organismo não vai bem.

Má higienização
O câncer de pênis tem como um dos principais fatores de risco a má higienização do órgão genital masculino, uma vez que pode ocasionar diversas doenças como fimose secundária, HPV e outros tipos de infecções que podem resultar no desenvolvimento do câncer peniano.

Ao apresentar qualquer sintoma, busque a unidade de saúde mais próxima e previna-se.