Prefeitura reforça orientações para combater a violência contra a pessoa idosa

12/06/2023 15h57

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está apoiando a “Semana de prevenção à violência contra a pessoa idosa”, reforçando as ações de educação em saúde em suas unidades. A programação, que teve início nesta segunda-feira, 12/6, será concluída na sexta-feira, 16/6, com rodas de conversa, palestras, distribuição de informativos e visitas domiciliares aos idosos para conversar sobre o tema.

As ações fazem parte da programação referente ao Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, com o objetivo de chamar a atenção sobre as formas de violência contra as pessoas idosas e reforçar a divulgação dos canais de denúncia.

A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, Eliny Rocha, explica que as ações de orientação que estão acontecendo nas salas de espera das unidades já acontecem de forma rotineira nos estabelecimentos de saúde. “Nossas equipes intensificam orientações que já estão incorporadas ao cotidiano dos profissionais de saúde. São orientações a respeito das formas de violência, quais os canais de denúncia e o respeito à contribuição do idoso na sociedade”, acentua.

A programação tem o objetivo de promover a reflexão sobre o processo de cuidar da pessoa idosa e orientação de um cuidado adequado para diminuir a exposição dos idosos a atos de maus tratos e violência.

“Para evitar que os idosos sofram maus tratos, é importante que os mesmos conheçam seus direitos e deveres, além de manter uma rotina ativa que deve ser estimulada por seus familiares, como ligar via telefone ou chamada de vídeo para seus familiares ou de seus familiares para os idosos, manter uma alimentação saudável, seja preparada por eles ou por seus familiares, ouvir músicas, organizar algo da casa, cuidar das plantas, caminhar dentro de casa, assistir um filme, ler um bom livro, participar de grupos da terceira idade, por exemplo”, explica Eliny.

Segundo a Organização Mundial de Saúde a violência contra a pessoa idosa é qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em uma relação de confiança, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa.

Além dos abusos físicos e psicológicos, há outras formas de violação de direitos como a violência financeira e patrimonial, abandono, negligência e autonegligência.

Na programação realizada nas unidades de todos os Distritos de Saúde da Semsa, são reforçadas informações como a importância da identificação de sinais como demonstração de medo, quando a pessoa idosa não consegue verbalizar que sofre maus-tratos, demonstração de tristeza, desesperança, ansiedade ou agitação, entre outros.

As suspeitas de violência contra a pessoa idosa podem ser informadas nas unidades de saúde, pelo Disque Idoso: 165, pelo Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi), Disque 100 e na Delegacia do Idoso, localizada na rua do Comércio, 270, no Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus.

Texto e fotos – Divulgação/Semsa