Prefeitura de Manaus promove ação no Dia de Luta contra Hepatites Virais

28/07/2023 14h58

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, neste 28 de julho, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu ações educativas em unidades de saúde. Na clínica da família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, zona Norte, a programação contou com palestra, oferta de testagem rápida para hepatites B e C, disponibilização de preservativos e vacina, além de apresentação do grupo Garis da Alegria.

Infecção que atinge o fígado e pode causar cirrose ou câncer, as hepatites virais mais comuns em Manaus são causadas pelos vírus B, C e D, que têm transmissão por relação sexual desprotegida e pelo compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes.

Durante a ação na clínica da família Carmen Nicolau, a diretora do Distrito de Saúde (Disa) Norte, Paola Oliveira, destacou que todas as unidades de saúde da Semsa intensificaram as ações de combate às hepatites virais durante o mês da campanha Julho Amarelo, orientando a população sobre a doença.

“As unidades de saúde realizam as ações durante todo o ano, intensificando no mês de julho para sensibilizar a população sobre a oferta da vacina contra hepatite B para todas as pessoas e contra hepatite A para crianças, assim como oferta do teste rápido para hepatite B e C. Houve a promoção de palestras e orientação na própria recepção das unidades de saúde, no acolhimento, e as pessoas estão aderindo e procurando os serviços”, afirmou Paola Oliveira.

A enfermeira da clínica da família Carmen Nicolau, Mônica Marques de Araújo, aproveitou a ação educativa para orientar o público sobre o funcionamento da unidade de saúde, que atende a população todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

“A clínica da família Carmen Nicolau é a única unidade de saúde da Atenção Básica da Semsa que funciona de domingo a domingo, oferecendo os serviços todos os dias. A população pode procurar a vacinação contra hepatite e os testes rápidos, assim como os preservativos para prevenir a infecção”, informou a enfermeira.

De segunda a sexta-feira, a clínica da família Carmen Nicolau funciona das 7h às 19h, e das 8h às 18h nos sábados, domingos e feriados.

Para a professora Alessandra Costa, que acompanhou a ação educativa na clínica da família, campanhas como o Julho Amarelo são importantes para que a população tenha mais informações sobre as doenças.

“Eu já tinha a noção de que a hepatite é uma doença bastante perigosa e que é preciso ser vacinada, mas muitas pessoas, assim como eu, não sabem que é transmitida sexualmente”, declarou Alessandra Costa.

Alerta

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (Dvae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, explica que um dos desafios no combate às hepatites virais é o diagnóstico precoce e por isso a Semsa tem intensificado a oferta de testes rápidos para hepatites B e C, o que é essencial para interromper a cadeia de transmissão e para a prevenção e controle da infecção.

Atualmente, a rede municipal conta com 190 unidades de saúde oferecendo a testagem rápida. “As hepatites virais, em muitos casos, não apresentam sintomas e por isso muitas pessoas não sabem que têm a doença. Assim, elas não tomam medidas para evitar a transmissão para outras pessoas, como, por exemplo, com o uso de preservativo nas relações sexuais. E sem o diagnóstico, não há o tratamento e a doença pode avançar por vários anos sem que o paciente receba os cuidados necessários. O resultado é que o paciente pode sofrer com alterações graves no fígado e morrer em consequência da hepatite”, alertou Marinélia Ferreira.

Este ano, Manaus já registrou 136 casos de hepatites virais, sendo 76 casos do tipo B, 46 do tipo C e 11 do tipo D. Além das hepatites B, C e D, Manaus registra casos de hepatite A, com três casos notificados este ano, e que é transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável ou por alimentos ou água contaminados. A vacina para hepatite A é oferecida na rede municipal, direcionada para crianças de um ano.

As medidas de prevenção incluem: lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de comer, lavar os alimentos antes do consumo, cozinhar bem os alimentos antes do consumo e ingerir água limpa para prevenir casos de hepatite A; e ter cuidado no manuseio de instrumentos cortantes, adotar instrumentos pessoais de beleza como pinça e tesoura de unhas, usar individualmente seus próprios objetos de higiene, usar preservativo nas relações sexuais e utilizar agulhas e seringas descartáveis para a prevenção das hepatites B, C e D.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Graziela Praia / Semsa