Pré-Conferências de Saúde vão reunir gestores, trabalhadores e usuários do SUS

10/03/2023 16h25

As etapas distritais da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Manaus (Comus) terão início na próxima segunda-feira, 13/3, encerrando na sexta-feira, 17. A programação vai começar com a Pré-Conferência da zona rural, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Centro-Oeste, das 7h às 16h.

O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai reunir 100 participantes, entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), da zona rural terrestre e fluvial de Manaus.

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Barone de Souza, explica que a IX Comus é um instrumento do controle social no SUS, realizada a cada quatro anos, e tem como objetivo avaliar a situação de saúde, elaborar propostas que atendam as necessidades de saúde da população de Manaus e definir diretrizes que possam ser incorporadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde e no planejamento das ações de saúde.

“As pré-conferências fazem parte desse processo, garantindo um espaço de diálogo democrático, envolvendo o segmento de gestores, trabalhadores e usuários do SUS das zonas rural, Norte, Sul, Leste e Oeste de Manaus. A participação dos três segmentos na construção de políticas públicas terá impacto direto na vida de cada cidadão brasileiro, já que a Comus é etapa preparatória para a Conferência Estadual de Saúde, que será realizada entre 30 de maio e 1º de junho, e para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá de 2 a 5 de julho, em Brasília, com representação de todos os estados brasileiros”, destaca Lindomar Souza.

A programação da Pré-Conferência do Distrito de Saúde (Disa) Rural vai contar com um painel abordando o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, além de quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã será outro dia para todos, todas e todos.

Segundo coordenador adjunto do Comitê Organizador e Executivo da 9ª Comus, conselheiro Jorge Carneiro, durante a programação das Pré-Conferências, os participantes irão elaborar propostas que serão levadas para apresentação na Comus.

“O processo de realização das Conferências de Saúde é ascendente, em que as necessidades da população começam a ser manifestadas pelo município. Depois, na segunda etapa, há a Conferência Estadual apresentando os anseios do Estado do Amazonas, chegando até a Conferência Nacional para que seja construído um plano que represente os anseios de todos os estados brasileiros. Na Comus, em Manaus, há a peculiaridade com a etapa preparatória das pré-conferências, quando é possível difundir a discussão para os Distritos de Saúde”, explica Jorge Carneiro.

Para os participantes inscritos na Pré-Conferência do Disa Rural, o conselheiro alerta que seja feita a consulta antecipada da lista de inscrições que foram confirmadas, disponível no link bit.ly/comusmanaus.

“É muito importante que todos verifiquem o local da Pré-Conferência em que a inscrição foi confirmada. Algumas pessoas fizeram a inscrição para pré-conferências em Distrito diferente do local da residência ou de trabalho, e por isso foi necessário fazer ajustes. Então, os participantes devem ficar atentos para garantir a presença no horário correto, nos turnos da manhã e tarde. A frequência é essencial para permitir a inclusão no processo eleitoral que vai eleger delegados que irão participar da 9ª Comus”, alertou Jorge Carneiro.

Pré-Conferências

A realização das Pré-Conferências Distritais seguirá na terça-feira, 14/3, com a programação do Disa Leste, no Centro Cultural Aníbal Beça, na avenida Autaz Mirim, nº 9.018, bairro Novo Aleixo, das 7h às 17h.

No dia 15/3, vai acontecer a Pré-Conferência do Disa Oeste, das 7h às 17h, na Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro, das 7h às 17h. Também na Unip, no dia 16/3, será realizada a Pré-Conferência do Disa Sul, das 7h às 17h.

A programação do Disa Norte será realizada na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na avenida Sálvio Belota, nº 333, bairro Novo Aleixo, no dia 17/3.

A 9ª Comus vai acontecer no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, de 20 a 23/3, reunindo 600 participantes, distribuídos em três categorias: 522 delegados, com direito a voz e voto; 45 convidados, com direito a voz, representando órgãos, entidades civis, instituições municipais, estaduais e federais, e personalidades estaduais e municipais, com atuação de relevância na área de saúde e setores afins; e 33 membros do Comitê Organizador e Executivo, com direito a voz.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa