Prefeitura promove ações de sensibilização do Julho Laranja em unidade de saúde e creche municipal

Por Prefeitura de Manaus

26/07/2023 16h31

Icone audio

Na reta final da programação do Julho Laranja, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove duas ações de sensibilização sobre saúde bucal e importância da ortodontia preventiva entre o público infantil, no bairro Compensa, zona Oeste. As atividades ocorrem na Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, nesta quinta-feira, 27/7, das 15h às 18h, para usuários da comunidade, e na creche municipal Ana Lopes Pereira, na sexta, 28, das 14h30 às 16h30, para pais, responsáveis e educadores.

As duas ações vão contar com palestras da cirurgiã-dentista da USF Leonor de Freitas, Carol Falcão, sobre maus hábitos bucais, como o uso de chupeta e a sucção de dedo, capazes de comprometer o sistema mastigatório, e a importância da prevenção ortodôntica precoce, com distribuição de folhetos explicativos. Na creche Ana Lopes, haverá ainda uma roda de conversa com o público sobre os temas abordados.

A técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Rebecca Rosas, assinala que o Julho Laranja contribui para conscientizar cada vez mais pessoas acerca dos problemas bucais que afetam as crianças, e pontua que as ações realizadas pela Semsa ainda em seu primeiro ano na campanha, em 2022, vêm se refletindo em números positivos de atendimentos realizados ao longo deste ano.

“De janeiro a junho deste ano, nós atendemos 995 crianças de 0 a 2 anos em primeira consulta odontológica programática, mais do que o dobro do total daquelas atendidas no mesmo período do ano passado, que foi de 493”, relata Rebecca, que atribui o resultado à intensificação de ações de saúde bucal promovida no Julho Laranja passado.

“É reflexo da conscientização dos pais da importância de levar os filhos, mesmo os bebês ainda sem dentes, para iniciar o acompanhamento do desenvolvimento da dentição, das arcadas dentárias, da face”, avalia a técnica da Semsa.

Rebecca aponta ainda que os pais e responsáveis informados nas ações da campanha ficam atentos para combater maus hábitos de saúde bucal entre os filhos e para o acompanhamento da dentição, evitando possíveis casos de má oclusão dentária pela perda de dentes.

“Isso tudo é enfocado no Julho Laranja, intensificado no mês de julho, mas não é pontual. Difundimos informação o ano inteiro para reforçar a importância da avaliação das crianças com a equipe de saúde bucal na atenção primária”, disse.

A cirurgiã-dentista acrescenta que, durante a campanha, a Semsa vem promovendo também a qualificação de profissionais no atendimento ao público infantil. Neste mês, a secretaria promoveu encontros virtuais com o cirurgião-dentista Evandro Bronzi do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Sul, por meio da Escola de Saúde Pública (Esap), e com a ortodontista Vanessa Caliri, do CEO Leste, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Palestras

Nas ações no bairro Compensa, a cirurgiã-dentista Carol Falcão vai orientar usuários da rede municipal, pais e professores para atenção à saúde bucal das crianças, para evitar futuros problemas ortodônticos. Nessa linha, a especialista vai destacar cuidados com os dentes de leite para evitar a perda prematura e problemas de má oclusão, e para hábitos como a sucção de dedo e o uso de mamadeiras e chupetas, principalmente quando ocorrem por tempo prolongado.

“A proposta é que os pais fiquem atentos para evitar utilizar esses recursos ou, se necessário, utilizem de maneira pontual e removam a tempo para evitar qualquer dano permanente”, explica.

Carol ainda vai orientar o público sobre a importância de buscar ajuda especializada para avaliar se a criança já apresenta algum problema e sobre os serviços e tratamentos de saúde bucal disponíveis na atenção primária voltados para a população infantil.

“Os pais devem procurar um ortodontista ou mesmo um clínico geral para ter essa avaliação, até mesmo antes de nascer o primeiro dente, e verificar se há algum problema que possa ser corrigido já na dentição de leite”, conclui.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa