VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Segurança do Paciente e Vigilância pós-comercialização e pós-uso (Vigipós)

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP-Visa) é uma instância dentro da Visa Manaus responsável pela gestão sanitária da segurança do paciente, conforme cadastro realizado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Tem como objetivos principais:

Realizar o gerenciamento das notificações de queixas técnicas e de eventos adversos relacionados ao uso de tecnologias em saúde e aos processos assistenciais, no âmbito do município de Manaus, com base no Sistema Nacional de Notificação em Vigilância Sanitária (NOTIVISA).

Coordenar o Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, no âmbito do município de Manaus.

Dar apoio à implementação de outras iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde.

Fortalecer o gerenciamento de risco relacionado às emergências em Vigilância Sanitária.

Eventos adversos e queixas técnicas

Queixas técnicas e eventos adversos decorrentes da assistência prestada por um hospital, clínica, consultório ou outro serviço de saúde, devem ser comunicados à Vigilância Sanitária.

O que são eventos adversos?

Eventos adversos são incidentes indesejáveis e não intencionais durante procedimentos da assistência que resultam em dano desnecessário à saúde do paciente:

Evento adverso nas atividades administrativas (admissão no serviço de saúde, marcação de consultas ou exames, transferência para outros serviços de saúde etc)

Infecções relacionadas à assistência à saúde (infecções hospitalares: pneumonia, infecção urinária, infecção no local da cirurgia, infecção causada pelo cateter colocado na veia etc)

Evento adverso durante procedimento cirúrgico

Falhas no cuidado / proteção do paciente

Evento adverso na administração de dietas

Evento adverso na identificação do paciente

Úlcera por pressão (feridas na pele provocadas pelo tempo prolongado sentado ou deitado)

Evento adverso ocorrida em laboratórios clínicos ou de patologia
Falhas na assistência radiológica

Evento adverso relacionado ao transplante (córnea, rim, coração, fígado, medula óssea ou outros), enxerto (osso, pele ou outros) ou fertilização (inseminação artificial)

Reação adversa ao uso de determinado medicamento

Problemas na prescrição, dispensação, preparo ou administração de medicamentos

Falta de eficácia (o medicamento não teve o efeito esperado)

Evento associado a material médico-hospitalar (cateter, sonda, equipos, seringas, agulhas, próteses, preservativo masculino e feminino, DIU etc)

Evento associado a equipamentos para a saúde (glicosímetro, marcapasso, respirador, bisturi elétrico, equipamento de ressuscitação, bomba de infusão etc)

Evento associado a produto para diagnóstico de uso in vitro (fita para glicosímetro, teste de gravidez etc)
Outros

O que são queixas técnicas?

Queixas técnicas são incidentes indesejáveis que poderiam ter sido evitados, mas que não causaram dano à saúde do paciente:

Desvio da qualidade de um determinado produto
Produto falsificado
Produto sem registro na Anvisa
Empresa sem Autorização de Funcionamento Especial (AFE)
Outras práticas irregulares

Notificação

Para informações, dúvidas e queixas relacionadas à segurança do paciente: nspmanaus@pmm.am.gov.br

Para notificação de eventos adversos, notifique aqui:

Cidadão

Profissionais e serviços de saúde

Material Informativo

Guia: Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes.

Acesse aqui