VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Segurança do Paciente e Vigilância pós-comercialização e pós-uso (Vigipós)

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP-Visa) é uma instância dentro da Visa Manaus responsável pela gestão sanitária da segurança do paciente, conforme cadastro realizado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Tem como objetivos principais:

Realizar o gerenciamento das notificações de queixas técnicas e de eventos adversos relacionados ao uso de tecnologias em saúde e aos processos assistenciais, no âmbito do município de Manaus, com base no Sistema Nacional de Notificação em Vigilância Sanitária (NOTIVISA).

Coordenar o Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, no âmbito do município de Manaus.

Dar apoio à implementação de outras iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde.

Fortalecer o gerenciamento de risco relacionado às emergências em Vigilância Sanitária.

Eventos adversos e queixas técnicas

Queixas técnicas e eventos adversos decorrentes da assistência prestada por um hospital, clínica, consultório ou outro serviço de saúde, devem ser comunicados à Vigilância Sanitária.

O que são eventos adversos?

  • Eventos adversos são incidentes indesejáveis e não intencionais durante procedimentos da assistência que resultam em dano desnecessário à saúde do paciente:
  • Evento adverso nas atividades administrativas (admissão no serviço de saúde, marcação de consultas ou exames, transferência para outros serviços de saúde etc)
  • Infecções relacionadas à assistência à saúde (infecções hospitalares: pneumonia, infecção urinária, infecção no local da cirurgia, infecção causada pelo cateter colocado na veia etc)
  • Evento adverso durante procedimento cirúrgico
  • Falhas no cuidado / proteção do paciente
  • Evento adverso na administração de dietas
  • Evento adverso na identificação do paciente
  • Úlcera por pressão (feridas na pele provocadas pelo tempo prolongado sentado ou deitado)
  • Evento adverso ocorrida em laboratórios clínicos ou de patologia
    Falhas na assistência radiológica
  • Evento adverso relacionado ao transplante (córnea, rim, coração, fígado, medula óssea ou outros), enxerto (osso, pele ou outros) ou fertilização (inseminação artificial)
  • Reação adversa ao uso de determinado medicamento
  • Problemas na prescrição, dispensação, preparo ou administração de medicamentos
  • Falta de eficácia (o medicamento não teve o efeito esperado)
  • Evento associado a material médico-hospitalar (cateter, sonda, equipos, seringas, agulhas, próteses, preservativo masculino e feminino, DIU etc)
  • Evento associado a equipamentos para a saúde (glicosímetro, marcapasso, respirador, bisturi elétrico, equipamento de ressuscitação, bomba de infusão, etc)
  • Evento associado a produto para diagnóstico de uso in vitro (fita para glicosímetro, teste de gravidez etc).

O que são queixas técnicas?

Queixas técnicas são incidentes indesejáveis que poderiam ter sido evitados, mas que não causaram dano à saúde do paciente:

  • Desvio da qualidade de um determinado produto
  • Produto falsificado
  • Produto sem registro na Anvisa
  • Empresa sem Autorização de Funcionamento Especial (AFE)
  • Outras práticas irregulares

Notificação

Para informações, dúvidas e queixas relacionadas à segurança do paciente: nspmanaus@pmm.am.gov.br

Para notificação de eventos adversos, notifique aqui:

Cidadão

Profissionais e serviços de saúde

Material Informativo

Guia: Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes.

Acesse aqui