Prefeito realiza abertura da etapa urbana de vacinação antirrábica com a meta de imunizar mais de 250 mil animais

20/09/2023 13h14

Com a meta de proteger mais de 250 mil cães e gatos na capital contra a raiva humana, o prefeito de Manaus, David Almeida, realizou a abertura oficial, nesta quarta-feira, 20/9, da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2023. O evento aconteceu no Centro de Controle de Zoonoses Dr. Carlos Durand (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizado na Compensa, zona Oeste.

De acordo com David Almeida, essa força-tarefa é importante para que Manaus continue sem a incidência de casos de raiva há mais de duas décadas.

“A campanha visa vacinar 255 mil animais com a vacina antirrábica. Essa força-tarefa vai até dezembro, porém o CCZ fica com as vacinas o ano todo. Essa campanha vai até as casas das pessoas para poder fazer a imunização de todos os animais, para que possamos ter o controle sobre a questão da raiva. Isso faz com que possamos estar na cidade de Manaus, há mais de 20 anos, sem incidência de casos a partir do trabalho realizado pelo CCZ”, enfatizou Almeida.

A campanha vai se estender até o dia 6/12, com a atuação de 220 agentes, divididos em duplas formadas por vacinadores e registradores que visitarão os bairros da área urbana de Manaus, no horário de 8h às 12h, de segunda a sábado. Os trabalhadores estarão trajados com o uniforme oficial da campanha municipal.

O cronograma das atividades com os bairros a serem visitados pelas equipes serão divulgados, periodicamente, nas redes sociais da Semsa. Além das visitas, a Prefeitura de Manaus também ofertará a vacina em postos fixos de vacinação: Centro de Convivência Padre Pedro Vignolla (rua Tupinambá, 119, Cidade Nova); no Centro de Convivência da Família e do Idoso (rua Barreirinha, 14, quadra 45, São José); e na sede do CCZ, onde a vacina fica disponível durante o ano todo de segunda a sexta, das 8h às 16h.

A vacina contra a raiva é obrigatória para cães e gatos, e deve ser aplicada anualmente. Para ser imunizado, o animal deve estar em boas condições de saúde e ter, ao menos, três meses de idade. Após o procedimento, os proprietários recebem um comprovante de vacinação dos bichos de estimação.

Cronograma

A programação deste ano teve início com a etapa rural, que ocorreu de 12/6 a 30/8, em comunidades terrestres e fluviais da zona rural de Manaus.

A campanha de vacinação antirrábica animal nas áreas fluvial, rural e urbana já acontece há mais de 40 anos em Manaus, sendo que, na campanha realizada em 2022, foram vacinados mais de 230 mil animais.

Dados

Manaus não registra casos de raiva humana desde 1985, ou seja, há 38 anos. No Amazonas, os últimos registros foram em 2017, em Barcelos, onde ocorreram três casos, com dois óbitos. No Brasil, em 2022, foram registrados cinco casos (quatro em Minas Gerais e um no Distrito Federal.

Em relação à raiva animal, o último registro na capital ocorreu em 2023, mesmo ano em que também houve casos em Humaitá, Manicoré e Rio Preto da Eva. No Brasil, até julho de 2022, foram notificados 25 casos de raiva animal, sendo um em cão, três em bovinos, um em equino, uma em raposa e 19 em morcegos no Rio Grande do Norte. Neste ano, no início de setembro, na região do Butantã, em São Paulo, foi registrado o caso mais recente de raiva canina com variante transmitida por morcegos.

Texto – Thiago Fernando/Semcom e Divulgação/Semsa

Fotos – Ruan Souza/Semcom