Prefeitura promove atividade de prevenção e controle do HIV/Aids na campanha ‘Dezembro Vermelho’

01/12/2023 21h21

#paratodosverem – Servidores realizaram panfletagem no Centro

A necessidade da sensibilização da sociedade sobre a importância da prevenção ao HIV/Aids, das ações de controle da doença e do combate ao preconceito contra pessoas que vivem com o HIV, foram reforçadas na abertura oficial da campanha ‘Dezembro Vermelho’, nesta sexta-feira, 1/12, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na Praça da Matriz, no Centro, zona Sul.

A programação de abertura do evento contemplou a oferta de testes rápidos para o diagnóstico do HIV, panfletagem com material informativo, rodas de conversa, orientações de prevenção, disponibilização de preservativos internos e externos, gel lubrificante e de autotestes. A atividade foi desenvolvida em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Fundação de Medicina Tropical (FMT) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, destacou o avanço da atual gestão com o fortalecimento dos Serviços de Atenção Especializada (SAEs) a da oferta da Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), estratégias que são direcionadas a pessoas que já convivem ou que apresentam risco de infeção pelo HIV, como essenciais para fortalecer a proteção aos usuários mais vulneráveis.

“A Semsa tem serviços especializados e oferta de PrEP e PEP distribuídos nos seus distritos de saúde e estamos caminhando para ampliar ainda mais o acesso a essas estratégias em mais unidades. A capacitação dos servidores para manejo clínico de pessoas que convivem com HIV também tem sido reforçada. Paralelamente a isso, temos um trabalho intenso de educação em saúde para contribuir na sensibilização da sociedade”, acentuou.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE/Semsa), Marinélia Ferreira, o evento foi essencial para chamar a atenção sobre as atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês de dezembro, com a intensificação das ações de prevenção e controle do HIV/Aids, e atividades de educação em saúde.

“Esse é um movimento que acontece todos os anos para mobilizar a sociedade em relação às formas de prevenção e da importância da realização do teste rápido para o diagnóstico precoce, assim como informar sobre os serviços que existem na rede municipal para o acompanhamento clínico dos pacientes. Com esse reforço nas ações, a Semsa consegue envolver um maior número de pessoas, potencializando o alerta sobre os riscos da infecção”, explicou Marinélia.

A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças. O vírus é transmitido, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal), sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada. Também pode ocorrer transmissão da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Grupos vulneráveis

Ao longo do evento, equipes de abordagem social da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) atuaram na sensibilização e distribuição de preservativos a pessoas em situação de rua e profissionais do sexo presentes no entorno da Praça da Matriz.

A subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola, destacou a importância do foco da gestão municipal no atendimento a diferentes grupos em situação de vulnerabilidade social.

“A Prefeitura de Manaus, preocupada com todos os segmentos populacionais do município, trabalha hoje para que todos tenham acesso aos serviços de prevenção ao HIV e outros tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O foco nesses dois grupos em específico, seja nas ruas ou dentro dos nossos serviços de atendimento especializado, é fundamental para que a campanha chegue onde deve chegar e atinja quem deve atingir”, explicou.

A ações de sensibilização conjuntas entre Semasc e Semsa prosseguiram no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, contando com o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Móvel.

Teste rápido

A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thayná Souza Saraiva da Silva, informou que o teste rápido para HIV está disponível em 196 Unidades de Saúde da rede municipal e apresenta resultado em no máximo, 30 minutos.

“É um exame muito prático por não ter necessidade de estrutura laboratorial e é feito com a coleta de sangue da ponta dos dedos da mão. O serviço está disponível durante todo o ano na rede de atendimento da Semsa, mas os profissionais de saúde também vão intensificar a oferta no mês de dezembro em ações fora das unidades de saúde, o que vai facilitar o acesso e atingir um maior número de pessoas”, afirmou Thayná Silva.

Dados epidemiológicos

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan NET NUHIV/Ministério da Saúde), no período de janeiro a outubro de 2023, Manaus registrou 1.220 novos casos de HIV em adultos residentes na cidade. O dado aponta tendência para redução de casos em comparação a 2022, ano em que houve o registro de um total de 1.901 casos novos de HIV.

Entre os casos identificados este ano, pessoas do sexo masculino apresentam maior prevalência com 77,6% dos casos, sendo que 78,9% dos casos estão concentrados na população jovem, com vida sexual/reprodutiva ativa na faixa etária entre 10 a 39 anos.

Também entre janeiro e outubro de 2023, foram registrados 376 casos novos de Aids, com predominância no sexo de nascimento masculino (78.4%) e na faixa etária de 20 a 39 anos (57,9%).

– – –
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa e Guilherme Pacheco / Semasc