Unidades de saúde da Prefeitura de Manaus seguem com programação especial do ‘Outubro Rosa’

Por Prefeitura de Manaus

26/10/2023 17h33

Icone audio
#paratodosverem – Duas profissionais de saúde vestidas com blusa da campanha Outubro Rosa observam um exame de mamografia

Na reta final da campanha “Outubro Rosa”, as unidades de saúde da Prefeitura de Manaus seguem com programações especiais voltadas à sensibilização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero. A mobilização, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vem promovendo, desde o início deste mês, exposições, palestras, rodas de conversa, coleta de exame preventivo, solicitação de mamografias, exames clínicos de mama, consultas médicas e de enfermagem, entre outros serviços e ações de educação em saúde.

A agenda do “Outubro Rosa” da Semsa Manaus abrange unidades de toda a rede de atenção básica, das cinco zonas distritais de saúde – Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural. A intensificação da oferta de serviços e exames de rastreio dos cânceres mamário e uterino segue até a terça-feira, 31/10, mas os procedimentos continuam sendo oferecidos ao longo do ano todo, em todas as unidades básicas da secretaria.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Major PM Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, a programação especial do mês inclui uma mostra de fotografias de mulheres mastectomizadas, isto é, que sofreram cirurgia para retirada da mama, além da apresentação de vídeo com relatos de pacientes que venceram o câncer e de um programa em áudio abordando mitos e verdades sobre a doença.

A enfermeira da Sálvio Belota, Paula Francinete, relatou que a unidade integrou a ação “Dia D do Outubro Rosa”, no sábado, 21/10, e vem mobilizando pais, alunos e professores, trabalhadoras de fábricas e comércios, e comunitários em geral, ao longo deste mês. “Contamos também com a divulgação de uma rádio local, e temos tido uma grande procura por parte do público-alvo da campanha”, afirma.

Também na zona Norte, a USF Frei Valério, no bairro Novo Israel, encerra a agenda nesta sexta-feira, 27/10, com o “Dia D Rosa da Autoestima”. Das 9h às 14h, a unidade terá palestras e circuitos de educação em saúde sobre câncer e outros agravos de saúde, e roda de conversa com uma psicóloga. A estratégia tem ainda orientações sobre benefícios previdenciários, em parceria com o Instituto Ombro Amigo, e serviços de beleza, como limpeza de pele, corte de cabelo, escova e maquiagem, em conjunto com o Instituto Nobre de Ação Social (Inas).

“As usuárias vêm à unidade interessadas na programação, e aqui já fazem exames, recebem vacina e outros serviços de saúde”, conta a diretora da Frei Valério, Aline Maia, destacando ainda a boa interação entre as equipes da USF e comunidade para atrair e sensibilizar as pessoas sobre os tipos de câncer que atingem a população feminina.

Busca ativa

A agenda na USF L-34, no Tancredo Neves, zona Leste, encerra-se na próxima segunda-feira, 30/10, com palestras sobre prevenção, fatores e risco e tratamento da doença, coleta do exame preventivo e oferta de testes rápidos e vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), uma das principais causas do câncer do colo uterino, entre outras. A busca ativa de usuários vem sendo uma estratégia das equipes da unidade para captar usuárias e usuários para as ações de educação em saúde e medidas de rastreio do câncer.

“Atendemos usuários inclusive de fora da nossa área de abrangência. Além de ofertar os exames e serviços de saúde, distribuímos folders e envolvemos toda a equipe nas atividades. As ações de educação em saúde contribuem para o público entender e cuidar melhor da saúde”, avalia a enfermeira da unidade, Bárbara Pedrosa.

O ponto alto na agenda do “Outubro Rosa” da USF Luiza do Carmo Fernandes, no bairro Mauazinho, também na zona Leste, será no sábado, 28/10, quando a unidade vai funcionar, excepcionalmente, das 8h às 12h, ofertando atendimentos médicos e de enfermagem, coleta do preventivo, exames de mama, aplicação de vacinas, entre outros serviços. A diretora da unidade, Ângela Moreira, pontua que a procura das usuárias pelos serviços cresceu durante a ação anual.

“A campanha é bastante divulgada e tem adesão grande da população, e com isso conseguimos atrair muitas mulheres em busca da unidade. E quando ela vem, faz não só exames de câncer de mama e do útero, mas atualiza vacinas e recebe outros cuidados de saúde”, aponta.

Palestras, rodas de conversa, vacinação contra HPV e coleta do exame preventivo estão entre os serviços que a USF Deodato de Miranda Leão oferta até 31/10, último dia da campanha anual. Na unidade, que fica no bairro Glória, zona Oeste, e funciona das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, e até as 12h, nos sábados, a intensificação das medidas de prevenção vem ocorrendo durante todo o mês, ao lado de outros serviços de saúde, como relata a enfermeira da O-34, Geane Borges.

“Temos duas equipes de saúde no atendimento das mulheres em busca de consultas e exames, e ofertamos outros serviços, acolhendo também homens, idosos e adolescentes”, diz a servidora, enfatizando o serviço de coleta do exame preventivo em meio líquido, ofertado na unidade. “Começamos a ofertar neste mês, com médicos e enfermeiros capacitados para fazer a coleta do material”.

Conscientização

A campanha “Outubro Rosa” da Semsa Manaus foi aberta oficialmente no dia 9/10, na USF Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul, com a proposta de sensibilizar a sociedade e fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Na ocasião, foi aberta também a campanha “Outubro Verde”, voltada à prevenção e controle da sífilis.

No período da campanha, as unidades da rede básica reforçam a oferta de exames clínicos de mama e exames preventivos, bem como das mamografias, que são solicitadas via Sistema de Regulação (Sisreg) ou realizadas diretamente nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, situadas nas zonas Leste, Oeste e Norte.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa