Representantes do controle social da zona Leste de Manaus participam de pré-conferência de saúde

14/03/2023 15h46

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, foi realizada a pré-conferência distrital de saúde da zona Leste de Manaus, nesta terça-feira, 14/3. O evento foi realizado no centro cultural Aníbal Beça, bairro Novo Aleixo, e reuniu gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), integrando a etapa preparatória para a 9ª Conferência Municipal de Saúde (9ª Comus), que vai ser realizada entre os dias 20 e 23 de março.

O painel temático de discussão foi conduzido pela assistente social e doutora em saúde pública pela Fiocruz/Amazônia, Thalita Renata Guedes, que reforçou a importância do resgate da participação social, valorização da vida e do processo democrático no SUS, tendo um olhar diferenciado considerando o cenário pós-pandemia Covid-19.

Durante a pandemia, lembrou Thalita Guedes, houve várias complicações na área de saúde e mudanças do modo de vida das pessoas, e por isso é necessário que os participantes das pré-conferências e da Conferência Municipal de Saúde reflitam a partir desse cenário.

“Quando participamos de uma conferência, é preciso compreender o potencial de renovação e transformação. Todo mundo aqui é importante, são pessoas que trabalham todo dia na produção de saúde. Então, precisamos que essas pessoas que estão nesse território, reflitam e debatam sobre todos esses temas”, destacou Thalita Guedes.

A assistente social explicou ainda que na tese de doutorado abordou a condução da pandemia na Atenção Básica em 12 municípios do Amazonas e o resultado mostrou que a força do coletivo e da organização social foi extremamente importante para minimizar os efeitos da pandemia.

“O que ficou muito presente foi a solidariedade, não como aspecto só de caridade, mas solidariedade enquanto valor humano, das parcerias público-privadas e das lideranças comunitárias com as equipes de saúde. Então, trabalhar para o coletivo é algo que a gente precisa recuperar e deixar ratificado inclusive nessa conferência de saúde, reforçando o quanto temos de potencial de organização e participação social para mudar os rumos da nossa saúde”, afirmou Thalita.

O conselheiro Elson Melo, representante das organizações de moradores da zona Leste no CMS/Manaus, destacou que as pré-conferências discutem as políticas municipal, estadual e nacional, mas que também abordam as questões de saúde específicas da zona Leste.

“É um momento ímpar porque as conferências de saúde acontecem a cada quatro anos, reunindo gestores, trabalhadores e usuários, todos na busca da melhoria da qualidade de vida da população. Devemos levar em consideração que, se hoje temos um SUS gratuito, é porque foi debatido na 8ª Conferência Nacional de Saúde no ano de 1986, que desenhou um sistema que atendesse a todos sem discriminação. Outro exemplo é a criação dos Conselhos Locais de Saúde. São avanços que vão ocorrendo gradativamente”, garantiu Elson Melo.

O município de Manaus conta hoje com 68 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), vinculados a 68 Unidades de Saúde, reunindo mais de 500 conselheiros locais de saúde.

Segundo a diretora do Distrito de Saúde (Disa) Leste, Rosângela Castro, a zona Leste de Manaus conta com 20 CLSs, representados por usuários, trabalhadores e gestores, envolvidos na discussão de propostas para a melhoria dos serviços de saúde no território de atuação.

“Hoje, muitos dos conselheiros locais participam da pré-conferência, quando são elaboradas propostas para a melhoria de serviços, envolvendo questões como ampliação, reforma e construção de Unidades de Saúde. Essas propostas poderão ser levadas para a Conferência nas etapas municipal, estadual e nacional, e que terão impacto na qualidade do atendimento”, afirmou Rosângela Castro.

Programação

Como etapa preparatória para a 9ª Comus, foram organizadas cinco pré-conferências distritais de saúde. A primeira foi realizada na segunda-feira, 13/3, envolvendo gestores, trabalhadores e usuários do SUS na zona Rural.

A programação terá continuidade nesta quarta-feira, 15/3, com a pré-conferência do Disa Oeste, das 7h às 17h, na Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro. Também na Unip, no dia 16 de março, será realizada a pré-conferência do Disa Sul, das 7h às 17h.

A programação do Disa Norte será realizada na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na avenida Sálvio Belota, 333, bairro Novo Aleixo, no dia 17 de março.

O coordenador adjunto do Comitê Organizador e Executivo da 9ª Comus, conselheiro Jorge Carneiro, informa que cada pré-conferência vai permitir a eleição de delegados para participação na conferência municipal, representando as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural de Manaus.

“As pré-conferências também vão permitir a elaboração de propostas e diretrizes que poderão ser utilizadas como base de discussão para a 9ª Comus. E cada programação é um espaço para que a população seja mobilizada, possa expressar seus anseios e angústias em relação à saúde e projetar o que espera para o SUS nos próximos anos”, explica Jorge Carneiro.

A pré-conferência da zona Rural elegeu 50 delegados para participação na 9ª Comus, e as etapas das quatro zonas urbanas de Manaus deverão eleger 100 delegados cada uma.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos– Henrique Souza /Semsa