Conselho Municipal de Assistência Social realiza oficina com usuários do Suas para avaliação do sistema

20/04/2023 17h59

Preparando-se para a 14ª Conferência da Assistência Social de Manaus, prevista para ocorrer em julho deste ano, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, nesta quinta-feira, 20/4, a oficina “Chá com os usuários do Suas”, com o objetivo de promover uma maior participação dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no processo de avaliação das políticas socioassistenciais desenvolvidas na capital.

O evento reuniu moradores das zonas Norte e Leste da cidade e foi realizado no ginásio poliesportivo Zezão, localizado no bairro São José Operário, zona Leste, ouvindo de maneira mais próxima à população, opiniões sobre a oferta de serviços prestada pela rede socioasssistencial pública e complementar na cidade.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semasc (DPSB), Jucimaria Menezes, é essencial que formas de diálogo mais próximas e acessíveis à população sejam cada vez mais exercitadas.

“Isso é muito importante para que possamos acompanhar os serviços que estamos ofertando à população e como ela o percebe, como ela o avalia, se está tudo certo. É necessário caminhar junto com o usuário para que o sistema consiga aprimorar não apenas o atendimento, mas os serviços como um todo”, explicou.

Segundo ainda o presidente do CMAS, o conselheiro Paulo Lamego, muito além da importância para o Suas, a oficina configura-se também como um momento de extrema importância para o próprio usuário, que, por meio do espaço oferecido pela ocasião, também pode exercer sua participação no processo democrático e contínuo de aprimoramento das políticas de assistência social do município de Manaus.

“Sem o usuário, não há como desenvolver qualquer tipo de política. Por isso, queremos ouvi-los para que possamos, através de suas falas, vivências e experiências entender melhor como ele percebe atualmente os serviços prestados tanto pela rede pública quanto pela rede complementar”, concluiu.

Além das discussões principais, o evento também apresentou e explicou conceitos básicos referentes à assistência social para a população presente. Moradora do bairro Cidade de Deus, na zona Leste, a dona de casa Nazaré Miranda participou da oficina não apenas para emitir suas opiniões e sugestões, mas também para entender um pouco melhor o funcionamento do SUAS.

“Participando de eventos assim, eu sinto que ficamos mais orientados e temos mais conhecimento sobre os nossos direitos. Muito se fala sobre esses direitos, mas nem todo mundo entende certinho isso, sabe? Então, hoje acabou sendo muito bom para que eu conseguisse sanar minhas dúvidas e entendesse melhor isso tudo”, explicou.

14ª Conferência Municipal da Assistência Social de Manaus

A 14ª Conferência Municipal da Assistência Social de Manaus, que será realizada em julho deste ano, tem objetivo de promover um espaço democrático para que a sociedade possa conferir, avaliar e deliberar sobre o funcionamento e execução das políticas públicas destinadas ao atendimento das necessidades básicas das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A conferência constitui ainda espaço para construir propostas, ideias para o progresso econômico e social dessas pessoas.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc