Cmas e Prefeitura de Manaus dão início à 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

14/07/2023 10h54

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal de Assistência Social de Manaus (Cmas), iniciaram, nesta quinta-feira, 13/7, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o objetivo de debater sobre a atuação, os impactos e as necessidades do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na capital amazonense, o evento, que termina nesta sexta-feira, 14/7, está sendo realizado no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, localizado na avenida Djalma Batista, no bairro Chapada, zona Centro-Sul da cidade.

“Durante esses dois dias, a gestão municipal, trabalhadores e usuários do Suas discutirão alternativas para melhorar e fortalecer ainda mais a política de assistência no nosso município. Vamos debater, buscar proposições para levar até a conferência estadual e nacional para juntos obter as melhorias que o Suas precisa”, afirmou Eduardo Lucas, secretário da Semasc.

Para Paulo Lamego, que é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Manaus (Cmas), o encontro é a oportunidade para rever não apenas o que deixou de ser feito, mas também para construir aquilo que é necessário dentro da política de assistência social em Manaus.

“O objetivo do nosso encontro é reconstruir, sabendo o que temos, e mostrar aquilo que queremos. Agradeço ao secretário Eduardo Lucas pelo empenho de toda a sua equipe e ao nosso conselho, que não mediu tempo e nem esforço para que pudéssemos chegar até aqui”, ressaltou.

Além da leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, a conferência também contou com a apresentação da cantora Márcia Siqueira e da peça “Rompendo o Silêncio”, desenvolvida pelos grupos Cia de Teatro Arte Expressão e Cia de Dança Balaio Amazônico, ambos compostos por jovens da Casa Mamãe Margarida.

O primeiro dia da conferência reuniu cerca de 300 pessoas, entre usuários e trabalhadores do Suas, servidores públicos e entidades que atuam com na área da assistência social para discutir formas de fortalecer o Suas.

Simone Lisboa, que é representante dos trabalhadores de Assistência Social pelo Sindicato das Assistentes Sociais do Amazonas (Saseam), destacou as principais necessidades do Suas.

“A conferência é a festa da democracia. O Suas que Manaus quer é um Suas com a recomposição de suas unidades e equipamentos. Manaus mudou, a população cresceu e os impactos deixados pela pandemia foram muito grandes, então nós precisamos de trabalhadores do Suas, equipes completas e permanentes, por isso queremos conclamar a todos para lutar por essas melhorias”, destacou.

Somado a isso, o coordenador-geral do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), reforçou o compromisso do governo federal com as propostas firmadas na conferência.

“O governo federal tem se empenhado em construir cada vez mais uma assistência social próxima das pessoas. A gente precisa ampliar a oferta da proteção básica, assim nós vamos ter uma assistência social menos socorrista e mais preventiva. Para isso nós temos que investir em tecnologias sociais de prevenção aos riscos, de prevenção às vulnerabilidades”, afirmou.

Texto – Jackeline Lima / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc