Prefeitura promove webconferência para discutir novo modelo de custeio da Rede de Atenção Primária

Por Prefeitura de Manaus

12/09/2023 16h37

Icone audio

O novo modelo de incentivo financeiro e custeio do Governo Federal à Rede de Atenção Primária à Saúde será discutido nesta quarta-feira, 13/9, a partir das 14h, na webconferência “Diálogos na Atenção Primária”, que faz parte do processo de educação permanente dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O tema “Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti)” será explanado pela diretora de Atenção Primária da Semsa (APS), Sonja Ale Farias, e pelo Gerente de Promoção da Saúde, Tayanan Medeiros. A conferência poderá ser acompanhada pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/rute/esap-semsa.

A conferência virtual, que será transmitida da Sala de Multimídia da Escola de Saúde Pública (Esap), tem o objetivo de orientar e esclarecer aos participantes sobre a portaria no 635 do Ministério da Saúde, de 22 de maio deste ano, que institui o novo modelo de incentivo financeiro de custeio e desempenho da Atenção Primária à Saúde, que será estruturado nas modalidades de equipes multiprofissionais (eMulti).  

Segundo a portaria do MS, o modelo é estruturado em equipes multidisciplinares, compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento, atuando de forma complementar e integrada às demais equipes da APS.  

O gerente de Promoção da Saúde da Semsa, Tayanan Medeiros, antecipa que o encontro será oportuno para que os gestores e profissionais de saúde sejam orientados sobre o processo de transição para a nova modalidade. 

“É muito importante que os profissionais de saúde prestigiem a conferência porque teremos espaço para explicar detalhadamente como irá funcionar o novo modelo. Hoje há profissionais de saúde que não se encaixam na Estratégia Saúde da Família, a exemplo de psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e pediatras, mas que agora, serão incluídos nas equipes multiprofissionais. Nós ampliaremos a rede de cuidado dos usuários, aumentando as categorias profissionais o que melhora a resolutividade”, assinala. 

— — —

Texto e fotos – Divulgação / Semsa