Prefeitura discute práticas pedagógicas para enfrentamento das arboviroses em webconferências

23/01/2024 14h54

Enfrentamento das arboviroses
#paratodosverem – Agente Comunitário de Saúde em visita domiciliar durante enfrentamento das arboviroses

Com o tema “Práticas pedagógicas para o enfrentamento das arboviroses (dengue, zika e chikungunya)”, a Prefeitura de Manaus promove, nesta quarta-feira, 24/1, às 14h, mais uma edição da webconferência Diálogos na Atenção Primária à Saúde deste ano. A conferência virtual é voltada aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e aberta à participação da população, que pode ter acesso às discussões por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/rute/esap_semsa.

O tema será desenvolvido pela chefe do Núcleo do Programa Saúde na Escola (Nupse), assistente social Giane Duarte de Sena, e terá como público os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e enfermeiros das unidades de saúde da capital, que têm um papel relevante no combate e controle das arboviroses devido ao contato estreito que mantém com a população em sua rotina de trabalho na Rede de Atenção Primária à Saúde (APS).

A webconferência Diálogos na APS é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, com o objetivo de fortalecer o processo de educação permanente junto aos servidores da Semsa. Ao longo do ano, são promovidos encontros virtuais sobre temas que integram a rotina das unidades de saúde e que são aprofundados nos encontros, que se configuram em espaço de aprendizagem e compartilhamento de experiências que contribuem para reforçar os serviços de assistência à saúde na capital.

Giane antecipa que três eixos norteadores das práticas pedagógicas no âmbito da saúde serão abordados na apresentação. O primeiro abrangerá as ações estratégicas para a atuação do profissional de saúde no território.

“Neste eixo, nós vamos abordar sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas juntamente com os moradores daquele território, quais as alternativas e as orientações para criação de medidas de prevenção que o agente comunitário, por exemplo, pode estar compartilhando com os moradores”, destaca.

O segundo eixo tem relação com a saúde ambiental e a sustentabilidade, que segundo Giane, está inserido nas políticas públicas que trabalham a reciclagem e os cuidados com o manejo da água, solo e ar. O terceiro aspecto a ser explorado na webconferência vai enfocar o envolvimento na comunidade, frisando a importância de materiais que podem ser reciclados, além do cuidado com o lixo.

“Nossa proposta dentro do Diálogos da APS desta quarta-feira, é fortalecer a importância da reciclagem, o cuidado com o lixo, com os depósitos, orientando a nossa população sobre o manejo de fato eliminar os criadouros”, conclui Giane.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Artur Barbosa / Semsa