Profissionais de saúde da prefeitura discutem aferição de pressão arterial em webconferência

11/10/2023 17h33

Procedimento vital para a saúde cardiovascular, a aferição precisa da pressão arterial foi assunto de uma webconferência conduzida por profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus, na tarde desta quarta-feira, 11/10. O encontro on-line ocorreu dentro do projeto “Diálogos na Atenção Primária à Saúde”, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e voltado a profissionais e público em geral.

Participaram da webconferência a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, enfermeira Nádia Brito, e a técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Gerda Coelho, que trataram dos requisitos, técnicas e cuidados para a medição correta da Pressão Arterial (PA), que consiste na pressão exercida pelo sangue nas artérias.

Conforme Nádia, a PA fornece dados cruciais sobre o funcionamento do sistema circulatório, permitindo identificar riscos de doenças cardíacas, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras condições. É ainda essencial para a avaliação e acompanhamento da hipertensão arterial, que ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima igualam ou superam 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

“Neste contexto, compreender a importância da aferição da pressão arterial é essencial para a promoção de um coração saudável e uma vida mais longa”, ressaltou a enfermeira, durante o encontro virtual, transmitido da sede da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap).

A gestora enfatizou o papel essencial da medição da PA na rede básica, que realiza o cadastro e acompanhamento de hipertensos e diabéticos por meio do programa HiperDia. “Queremos orientar os profissionais para executar essa aferição de forma precisa, pois isso vai nortear o médico na escolha da terapia adequada para prevenir um infarto, AVC e outras complicações, e dar mais qualidade de vida ao paciente”.

Entre os procedimentos indicados para uma aferição correta, Nádia citou o preparo do paciente, que não deve ter consumido café, bebida alcoólica ou tabaco antes da medição, bem como estar sentado, em posição confortável e em um ambiente calmo. “São cuidados básicos que devemos massificar tanto entre os profissionais de saúde quanto entre os pacientes”, aponta.

Por sua vez, Gerda Costa abordou a medição da pressão arterial em gestantes. A técnica da Semsa Manaus ressaltou a importância do monitoramento de alterações da PA nessas pacientes, a fim de evitar condições como a hipertensão gestacional, ou pré-eclâmpsia, que traz riscos para a mãe e para o recém-nascido durante o parto.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa