Gestores, trabalhadores e usuários da rede de saúde de Manaus elaboram propostas para garantir avanços no SUS

12/04/2023 16h18

Como parte da programação da IX Conferência Municipal de Saúde de Manaus (IX Comus), iniciada no último dia 10, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, no bairro Flores, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) iniciaram nesta quarta-feira, 12/4, a elaboração de propostas para o planejamento das ações de saúde.

A IX Comus, coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reúne 450 participantes, com direito a voz e voto, e representa uma das etapas preparatórias para a IX Conferência Estadual de Saúde, marcada para o período de 30 de maio a 1º de junho, e para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília (DF).

Para a elaboração das propostas, que serão incorporadas no Plano Municipal de Saúde (2025-2028) e demais instrumentos de planejamento na esfera municipal, além de encaminhadas para as esferas estadual e federal, os participantes da Comus foram divididos em oito grupos de trabalho, dois para cada um dos quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia; e Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

Como facilitadora de um dos grupos, a assistente social Ivamar Silva conduziu a discussão entre 59 participantes a partir do eixo “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”, que inicialmente elaboraram uma diretriz com foco no fortalecimento das redes de atenção para qualificar ações de saúde, articulando Assistência e Vigilância, com acolhimento das populações vulneráveis nos serviços de saúde, sem preconceitos e discriminação.

“A partir dessa diretriz, gestores, trabalhadores e usuários estão elaborando as propostas do grupo para o planejamento das ações de saúde. É um processo de construção coletiva, em que há o exercício do consenso, com respeito à fala do outro e tendo o objetivo de chegar a um ponto comum, com o fortalecimento do SUS e a resolutividade dos serviços de saúde”, explicou Ivamar Silva.

Para o agricultor Izimo Joaquim Pereira dos Santos, representando o segmento dos usuários da zona Rural de Manaus, a experiência de participar pela primeira vez de uma conferência municipal de saúde tem sido importante para avaliar os serviços de saúde, identificar deficiências e participar da elaboração de propostas.

“O envolvimento da comunidade é muito importante para melhorar o SUS e a gente precisa incentivar essa participação. Tem pessoas que estão com o sapato apertado, mas não dizem onde aperta. Mas não adianta só escutar, tem que falar também. Para mim, a experiência está sendo ótima porque eu gosto de falar, de discutir e temos mesmo que fazer isso para chegar às melhores propostas para SUS”, afirmou Izimo Joaquim.

Representando o segmento dos trabalhadores da zona Sul, a enfermeira Eliane Campos, servidora da Semsa, está participando pela segunda vez da Comus e garante que a discussão em grupo tem sido enriquecedora.

“O trabalhador é um elo entre a gestão e o usuário, e é importante a participação ativa dos três segmentos. Na discussão em grupo, todos podem participar e colocar sua fala para a construção das diretrizes e propostas. E sem construção coletiva, não podemos reivindicar. As pessoas têm que colocar suas necessidades para que seja possível buscar soluções e, assim, ter um SUS melhor”, ressaltou Eliane Campos.

A diretora da Diretoria de Atenção Primária (DAP/Semsa) e representante do segmento de gestores, enfermeira Sonja Farias, também reforçou a importância da construção coletiva para a melhoria da saúde, especialmente da participação dos usuários no processo.

“Para a construção coletiva, além do olhar do gestor e do trabalhador, é essencial a visão do usuário sobre o SUS. É o usuário que utiliza o serviço e vivencia o SUS no dia a dia. Então, ele consegue trazer informação sobre a atuação da gestão, se o serviço está sendo resolutivo e o gestor pode refletir sobre essa visão. Com isso, de forma conjunta, é possível fazer um planejamento mais justo e não impositivo, e elaborar propostas que tenham importância para o município de Manaus, o nosso estado e o nosso país”, destacou Sonja Farias.

Encerramento

A programação da IX Comus desta quinta-feira, 13/4, das 9h às 12h, terá uma plenária para apreciação e votação das diretrizes e propostas elaboradas nos Grupos de Trabalho. A meta é que o evento seja encerrado com a aprovação de uma diretriz e cinco propostas por cada um dos quatro eixos temáticos.

Segundo a coordenadora da Comissão de Programação da IX Comus, enfermeira Marinélia Ferreira, das 13h às 17h, haverá apresentação e aprovação das moções, finalizando o evento com a eleição de 288 delegados que irão representar o município de Manaus na Conferência Estadual, sendo 50% representantes do segmento dos usuários, 25% de gestores e 25% dos trabalhadores.

“Para votar e receber votos, os representantes dos três segmentos devem estar aptos para a eleição, com participação nas discussões e frequência compatível. E a eleição será por segmentos, ou seja, usuário vota em usuário, gestor em gestor e trabalhador vota em trabalhador”, informou Marinélia Ferreira.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Guilherme Silva / Semsa