Prefeitura de Manaus e CMAS encerram a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social com aprovação de propostas

14/07/2023 21h48

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) encerraram, nesta sexta-feira, 14/7, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, na zona Centro-Sul da cidade.

No total, 500 pessoas, divididas entre usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), agentes governamentais e entidades que atuam na área da assistência social participaram da conferência, cujo objetivo foi debater, de forma democrática, propostas para o fortalecimento do Suas, que serão defendidas na conferência estadual.

As discussões giraram em torno de cinco eixos de áreas integrantes do Suas: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda.

“As propostas aprovadas aqui serão apresentadas nas conferências estadual e nacional. Levaremos aquilo que Manaus quer dar ao Suas, baseado na realidade e necessidades locais. Essas propostas se constituem como um rol de indicações para que os poderes executivos municipal, estadual e federal possam cumpri-los”, explicou o presidente do CMAS de Manaus, Paulo Lamego.

O subsecretário da Semasc, Geraldo Cantuário, comentou sobre a importância da conferência, destacando que a iniciativa reforça o compromisso do prefeito David Almeida e do secretário Eduardo Lucas para que a própria população possa fazer parte da atual gestão.

“Esse é um momento ímpar que estamos vivenciando dentro do Suas, para que cada segmento indique como podemos aprimorar as políticas públicas e indicar onde o dinheiro do sistema precisa ser aplicado. Então isso é uma retomada da participação popular, é o que reforça e empodera a sociedade para mitigar as suas próprias mazelas”, ressaltou.

Para Irajane Souza, que é gestora do abrigo Oasis Adultos e Famílias, a participação no evento é essencial para que as políticas de assistência social possam melhorar e funcionar de forma plena.

“O Suas é quem dá o norte para tudo o que acontece na assistência social. Então é importante que a gente participe da conferência, porque as propostas atuam nas formações de políticas públicas. Então precisamos desse guia, dessa direção, para que todas as assistências sociais em todos os níveis possam funcionar”, afirmou.

Texto – Jackeline Lima / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc