Agentes de Saúde da Prefeitura de Manaus são capacitados para fortalecer Programa Saúde na Escola

08/03/2023 16h06

A Prefeitura de Manaus promoveu nesta quarta-feira, 8/3, uma oficina de Capacitação para Multiplicadores do Programa Saúde na Escola (PSE), direcionada para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACEs) que atuam na zona rural (Terrestre e Fluvial).

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde (Disa) Rural, a programação foi realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste, abordando os temas: Saúde bucal; Saúde auditiva; Saúde ocular; Alimentação saudável e prevenção da obesidade; Prevenção das violências e dos acidentes; Verificação da situação vacinal; Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; Prevenção das violências e dos acidentes; Hanseníase; Tuberculose, Malária; A importância do trabalho em equipe, relações interpessoais, ética profissional e comunicação; Educação em Saúde e Estratégias Educativas.

“O PSE é um programa do Ministério da Saúde, que Manaus executa muito bem. A capacitação realizada hoje é um momento de atualização das informações. Os ACSs e ACEs irão absorver esse conhecimento e utilizar nas ações de saúde executadas nas escolas em comunidades da área ribeirinha, em estradas e nos ramais, auxiliando na formação de pessoas que vão contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças na zona rural de Manaus”, explicou o diretor do Disa Rural, Rubens Santos.

A zona rural de Manaus conta com 14 escolas vinculadas ao PSE, por meio de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), com o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e prevenção a doenças e agravos à saúde.

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde do Disa Rural, Luciano Barreto, a capacitação de ACEs e ACSs é uma segunda etapa da oficina de multiplicadores do PSE, que no mês de fevereiro também foi direcionada para outros 56 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e gestores de Unidades de Saúde.

“O objetivo da capacitação é formar profissionais que possam atuar como multiplicadores das diretrizes do PSE. Também é uma forma de fortalecer o conhecimento dos ACSs e ACEs para que possam ter um olhar mais observador e vigilante, e que consigam, em tempo oportuno, identificar, notificar e tratar os agravos no território de atuação”, explicou Luciano.

A gerente de Atenção à Saúde do Disa Rural, Janiete Barbosa, destacou que a capacitação reuniu profissionais de Unidades de Saúde da área rural terrestre e rural ribeirinha, na calha do rio Negro e calha do rio Amazonas.

“A capacitação também traz estratégias de ações de Educação em Saúde para os profissionais que atuam no PSE, o que vai fortalecer o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde nas 13 ações pactuadas no programa, integrando Atenção e Vigilância em Saúde”, informou Janiete Barbosa.

Para Ivanilde Nascimento de Andrade, ACS na Unidade de Saúde Rural Ada Viana (km 41 da BR – 174), a capacitação é uma estratégia para qualificar o trabalho realizado na Unidade de Saúde e nas escolas da comunidade.

“Apesar de tudo o que já sabemos, sempre tem coisa nova para aprender, inclusive na troca de experiências entre os profissionais de saúde. Sempre fazemos palestras e rodas de conversa na escola com alunos, mas também pais e professores. E esse trabalho ajuda a melhorar o acesso e orientar os pais sobre vários temas e os serviços de saúde. Um exemplo é que a comunidade tinha crianças não vacinadas contra Covid-19, mas, nas reuniões com os pais, explicamos sobre a importância da vacinação. Hoje, eles estão mais conscientes e autorizam a vacinação dos filhos”, destacou Ivanilde Andrade.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Henrique Souza / Semsa