Servidores da Prefeitura de Manaus recebem capacitação de gestão em Vigilância Sanitária 

Por Prefeitura de Manaus

22/05/2023 17h47

Icone audio

Servidores da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluíram, nesta segunda-feira, 22/5, o curso de Gestão em Vigilância Sanitária, promovido pelo Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nuevisa), em parceria com a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) e a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). O evento aconteceu na sede da Espi, localizada no bairro Vila da Prata, zona Oeste da cidade.

A capacitação teve início no dia 15/5, e foi ministrada pelo professor Jerfeson Nepomuceno, coordenador da Unidade Regional Norte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, explica que o curso foi uma conquista para os servidores, que sinalizaram a importância de participar da capacitação junto ao Núcleo de Educação, que realizou um grande levantamento junto aos profissionais.

“A capacitação também foi oportuna por apresentar a estrutura do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) aos novos servidores. Foi importante tanto para os servidores antigos, quanto para os mais novos, já que se trata de uma exposição ampla, feita por um especialista, do trabalho de vigilância sanitária em nossa cidade, e também nas instâncias estadual e federal”, reforça.

O professor do curso, Jerfeson Nepomuceno, explicou que a capacitação debateu sobre as práticas mais avançadas em vigilância sanitária no país, elencando iniciativas vitoriosas em Manaus, como o enfoque em ações de educação e prevenção, e em outras cidades brasileiras.

“Os alunos tiveram a oportunidade conhecer os processos de trabalho e entender melhor o papel da vigilância sanitária, e das vigilâncias em saúde de um modo geral, em nosso país. E, como nós temos fiscais que acabaram de ingressar na vigilância municipal, então eles também já saem familiarizados a partir desse curso, com os conteúdos e ações que eles deverão dominar ao longo de sua permanência nesse trabalho”, disse.

Para Janilton Rodrigues, fiscal da gerência de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, o curso ampliou a compreensão do trabalho da vigilância sanitária. “Pudemos ter uma compreensão aprofundada de como acontece o trabalho nas Visas, o que reforça nossa missão institucional de zelar pelas boas práticas e pela segurança sanitária da população. Foi importante chegar e já poder receber essa qualificação”, conta.

O Núcleo de Educação já vem planejando a realização de novos cursos dentro da temática de Gestão em Vigilância Sanitária, capacitando e levando adiante um serviço que impacta positivamente na saúde dos cidadãos de Manaus.

— — — 

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa