Profissionais de saúde bucal da prefeitura utilizam aplicativo para rastreio do câncer de boca

Por Prefeitura de Manaus

23/02/2024 11h15

Icone audio

Profissionais de saúde bucal, da Prefeitura de Manaus, começaram a utilizar, neste mês, um aplicativo capaz de contribuir para o rastreio e o diagnóstico precoce do câncer de boca entre usuários da rede básica de assistência. A ferramenta, que oferece suporte e recursos diversos para avaliação de lesões suspeitas na cavidade bucal, já está em uso por todos os cirurgiões-dentistas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), somando em torno de 390 profissionais.

O aplicativo “TeleEstomato – Amazonas” oferece aos profissionais da rede básica suporte no diagnóstico do câncer bucal, possibilitando o compartilhamento de casos suspeitos, orientação via teleconferência e esclarecimento de dúvidas sobre casos e procedimentos. A plataforma foi desenvolvida por pesquisadores estomatologistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para utilização gratuita por cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde (APS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho, por meio do aplicativo, é possível compartilhar dados clínicos e registros fotográficos de lesões suspeitas na cavidade oral de usuários atendidos na rede básica. Os dados são enviados a estomatologistas da UFPB, que atuam como consultores e que irão recomendar ou não a realização de biópsia (retirada de tecido para exame), para confirmar a presença ou ausência de câncer, possibilitando a adoção do tratamento adequado.

“Isso vai tornar muito mais eficiente o rastreio do câncer bucal na atenção primária. Com o aplicativo, esperamos realizar mais biópsias e diagnosticar casos mais precocemente, evitando sequelas capazes de afetar a fala, deglutição ou respiração do usuário”, aponta Cláudia.

De acordo com a gerente, no ano passado, foram diagnosticados 12 casos de câncer bucal a partir de quase 120 biópsias em usuários atendidos nas unidades da Semsa. “Chegamos a esse total mesmo sem o ‘TeleEstomato’. Com o uso do aplicativo, nossa expectativa é de dobrar essa quantidade”, ressalta.

Treinamento

O “TeleEstomato” começou a ser utilizado pelas equipes da Semsa após o lançamento do aplicativo no Amazonas, promovido pela Coordenação Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em dezembro passado, durante o 8º Encontro de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal do Estado. Na ocasião, gestores de saúde bucal da capital e de outros 22 municípios participaram de treinamento para utilização da ferramenta.

Cláudia Carvalho explica que, inicialmente, o aplicativo seria lançado apenas para uso em Manaus, em razão da rede básica municipal já contar com uma linha de cuidado do câncer bucal bem estruturada. “Por conta da distância geográfica e da falta de especialistas fora da capital, foram chamados coordenadores de saúde bucal dos municípios para levar essa ferramenta e reforçar o rastreio do câncer bucal também no interior”, esclarece a gestora.

Na etapa seguinte, na primeira quinzena deste mês, a Gerência de Saúde Bucal da Semsa repassou o treinamento no uso do aplicativo a cirurgiões-dentistas da rede básica da capital, que reúne em torno de 390 profissionais, além dos demais municípios participantes. Ao todo, oito turmas participaram da formação. “O aplicativo é bastante simples, apenas ensinamos as equipes como usar os recursos e funcionalidades de forma correta”, relata Cláudia.

A gerente de Saúde Bucal destaca que, além da consultoria remota para avaliação de casos, a ferramenta possibilita aos profissionais agendar teleinterconsultas com representantes da UFPB para orientação passo a passo na realização de biópsias, ao vivo. Também inclui material educativo sobre câncer da boca e procedimentos de saúde bucal, contribuindo para a formação das equipes.

“Esses recursos permitem ao profissional adquirir maior intimidade e conhecimento das lesões bucais. Quanto mais ele tem experiência com as alterações, quanto mais tiver a ilustração em mente, melhor. A certa altura, ele não precisará nem mais recorrer ao aplicativo”, assinala.

Linha de cuidado

Com o uso do aplicativo “TeleEstomato – Amazonas” pelas equipes da rede básica, a Semsa avança para fortalecer ainda mais a linha de cuidado do câncer de boca no município. No ano passado, a pasta promoveu a qualificação de 12 profissionais para o diagnóstico precoce e coleta de biópsia.

Atualmente, a rede básica municipal conta com 26 profissionais aptos para esses procedimentos, 13 deles atuando nas unidades básicas e outros 13 nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Semsa.

“Hoje, realizamos biópsias tanto nos CEOs quanto nas unidades básicas, duas das quais, inclusive, ficam situadas na zona rural, de forma a evitar que os usuários das comunidades daquela região precisem se deslocar até a zona urbana para fazer o procedimento”, aponta Cláudia Carvalho, citando as Unidades de Saúde da Família Rural (USFR) Nossa Senhora do Livramento e  Nossa Senhora Auxiliadora.

Com o uso do aplicativo nos atendimentos de saúde bucal, aponta a gerente, a Semsa irá reforçar a prevenção e controle do câncer de boca na rede básica. “Isso é bom, porque estaremos fortalecendo o rastreio e o diagnóstico precoce, proporcionando um tratamento mais efetivo e com menores complicações para o usuário”, conclui.

— — —

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa