Prefeitura reforça que multivacinação pode impedir entrada de doenças detectadas próximas a Manaus

15/05/2023 16h06

A Prefeitura de Manaus está convocando a população para participar da Campanha Nacional de Multivacinação, principalmente diante da confirmação de novos casos de doenças graves, e imunopreveníveis, em áreas próximas da capital amazonense. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que executa a campanha em 171 salas de vacina, reforça que a imunização é uma das formas mais eficazes de impedir a reintrodução de doenças já erradicadas ou controladas na cidade.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que o Ministério da Saúde antecipou a abertura da campanha no Amazonas, ocorrida no último sábado, 13/5, por conta da confirmação de um caso de poliomielite no Peru, que faz fronteira com o estado.

“Os últimos casos de poliomielite registrados em Manaus foram em 1988, e no ano seguinte foi quando o país registrou o último caso da doença. A eliminação da doença foi possível graças à vacinação, que vinha atingindo quase 100% da população todos os anos, mas esse cenário mudou bastante nos últimos seis anos, quando a cobertura vacinal ficou abaixo da meta, o que significa que as pessoas estão vulneráveis para contrair a doença, que deixa sequelas permanentes, se entrarem em contato com o vírus”, explica.

Shádia acrescenta que a proximidade de casos de difteria também preocupa, já que pessoas foram diagnosticadas com a doença no município de Sifontes, na Venezuela, país que também faz fronteira com o País, principalmente com os estados da região Norte. Desde 2004, o Amazonas registrou apenas dois casos de difteria, sendo o último em 2010.

Outro sinal de alerta monitorado pela Semsa é o caso de febre amarela confirmado recentemente na cidade de Maraã, distante 640 quilômetros de Manaus. A secretária lembra que a capital amazonense não registra casos de febre amarela desde 2001.

“Também precisamos destacar que a nossa região está passando pelo período sazonal de algumas doenças, incluindo a influenza e meningite, que são imunopreveníveis. Então é muito importante que as pessoas, principalmente crianças, estejam com todo o cartão de vacinação atualizado, pois todas essas doenças podem desenvolver formas severas, e a única forma de prevenção é com a vacina. Peço que os pais não esperem esses vírus chegarem novamente à nossa cidade para buscar proteção, vá até uma sala de vacina o quanto antes e proteja sua criança e adolescente”, complementa Shádia.

Em relação ao sarampo, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta para os países das Américas atualizarem seus planos de resposta, com intuito de impedir o retorno da transmissão endêmica do vírus. Sem casos confirmados durante 20 anos, Manaus sofreu um surto de sarampo em 2018, com 7,1 mil casos, com casos zerados desde 2021.

Campanha

A titular da Semsa pontua que a campanha de multivacinação é voltada às crianças e aos adolescentes de até 14 anos de idade, e será executada até o dia 25 deste mês. Ao buscar uma sala de vacina, os responsáveis precisam apresentar os seguintes documentos dos jovens: documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacinação.

“O Programa Nacional de Imunização (PNI) preconiza 18 vacinas no calendário básico, e todas elas estão disponíveis em nossas unidades de saúde. Os pais precisam buscar a unidade para que nossas equipes façam uma avaliação do cartão vacinal daquela criança ou adolescente, e verifiquem qual imunizante precisa ser atualizado. Todos os dias temos unidades funcionando justamente para facilitar o acesso de todos e para que nossa cobertura vacinal volte a ser um exemplo para o restante do país”, conta.

A lista com os endereços e horários de funcionamento das unidades incluídas na campanha pode ser conferida no link bit.ly/salasdevacinamanaus. Mais detalhes sobre a campanha de multivacinação podem ser acessados no site semsa.manaus.am.gov.br ou nas redes sociais da secretaria, no perfil @semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa