Prefeitura leva serviços de saúde básica a moradores de comunidade indígena da zona Norte de Manaus

19/01/2023 20h19

A Prefeitura de Manaus promoveu na manhã desta quinta-feira, 19/1, uma ação na comunidade indígena Raimundo Mura, localizada no conjunto Cidadão XII, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, com a oferta de diversos serviços de saúde básica.

A atividade integra as estratégias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para ampliar e facilitar o acesso da população indígena à promoção da saúde no nível de Atenção Primária. Equipes do Distrito de Saúde (Disa) Norte e da Divisão de Promoção de Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa executaram a ação das 8h às 12h.

De acordo com a chefe da divisão, Ana Mádria Fonseca, foram disponibilizadas consultas médicas e de enfermagem, aferição de pressão arterial, exame de glicemia, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atualização do cartão vacinal de crianças, adolescentes e adultos, além de emissão do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e atualização do cadastro indígena no e-SUS.

“As equipes da Semsa também levaram ações de educação em saúde para os moradores da comunidade, com orientações sobre a saúde bucal, nutrição, combate ao tabagismo e o direito que esse público tem à autodeclaração indígena no e-SUS”, contou.

Texto e foto – Divulgação / Semsa