Prefeitura de Manaus promove ação educativa sobre hanseníase na feira do Produtor

12/01/2023 18h14

Dando continuidade à programação da campanha “Janeiro Roxo”, mês de conscientização sobre a hanseníase, a Prefeitura de Manaus levou uma ação educativa, na manhã desta quinta-feira, 12/1, até a feira do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), visa fortalecer o controle da doença na cidade.

A diretora do Distrito de Saúde (Disa) Leste da secretaria, Rosângela Castro, explicou que foi realizada panfletagem de material informativo que esclarece dúvidas sobre a hanseníase, como quais são os sintomas, como é feito o diagnóstico e onde acessar o tratamento. A ação foi realizada por técnicos do programa de hanseníase do Disa Leste.

“Utilizamos faixas, banners e entrega de folders, na feira e também no seu entorno, e conversamos com a população com o objetivo de orientá-la que a hanseníase tem cura, que temos unidades de saúde para atender pessoas com suspeita da doença de janeiro a janeiro, além de reforçar que o tratamento é gratuito”, disse.

Os agentes de saúde abordaram pessoas que estavam na feira, como feirantes e transeuntes, e também aqueles que passavam em carros e ônibus. Rosana Pontes, técnica responsável pelo programa de hanseníase do Disa Leste, destacou a importância de levar essas ações para os mais diversos pontos da comunidade.

“Nosso objetivo foi levar conhecimento sobre esse agravo para a população, informando o que causa a hanseníase, como se pega, quais são os sinais e sintomas, e orientando que o tratamento é gratuito nas unidades básicas de saúde. A melhor prevenção é a informação, e a hanseníase pode ser curada de janeiro a janeiro”, contou Rosana.

Caminhada

Nesta sexta-feira, 13/1, a Semsa irá promover uma caminhada, na zona Leste, para chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase, e diminuir o preconceito que ainda existe em relação à doença. A mobilização iniciará às 7h30, na igreja Santa Clara (avenida Mirra, Jorge Teixeira), e seguirá até a UBS Doutor José Avelino Ferreira.

Texto – Victor Cruz / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa