Prefeitura de Manaus mostra trabalho do ‘Programa Saúde com Agente’ à Universidade do RS

29/05/2023 17h51

O trabalho dos Agentes Comunitários de Endemia (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), da Prefeitura de Manaus, está sendo acompanhando por professores e técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição parceira que desenvolve o Programa Saúde com Agente (PSA), uma iniciativa do Ministério da Saúde. Na capital amazonense o projeto é coordenado pela Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), responsável pela preceptoria dos agentes.

A visita da equipe da UFRGS iniciou nesta segunda-feira, 29/5, quando o grupo acompanhou as equipes que atuam na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família (USF) Nossa Senhora do Livramento, localizada na comunidade do mesmo nome, na zona rural de Manaus.

Para o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, o fato de Manaus ser selecionada para receber a visita dos preceptores de uma instituição universitária federal de excelência, é uma demonstração de credibilidade.

“Em Manaus o PSA reúne 395 alunos e 18 preceptores que atuam na coordenação e orientação das equipes de agentes para que o atendimento à população nos estabelecimentos de saúde seja de qualidade”, salienta.

A diretora da Esap, Karina Cerquinho, que atua na coordenação local do programa, destaca que a vinda da equipe do Rio Grande do Sul é importante para comprovar o esforço dos preceptores do PSA em preparar bem as equipes que vão a campo.

“Estamos muito felizes em mostrar que nossas equipes estão preparadas para lidar diariamente com muitas particularidades da nossa região levando ações que geram impacto positivo na saúde”, reforça.

Na terça-feira, 30/5, a equipe, que é composta por técnicos e professores universitários da preceptoria da universidade do Rio Grande do Sul, se reúne com os gestores da Semsa e equipe de coordenação local do programa, formada por integrantes da Esap.

O Projeto Saúde com Agente, além da colaboração da UFRGS conta também com a parceria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), na oferta de cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde e em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos –  Divulgação / Semsa