Prefeitura de Manaus intensifica serviços de saúde em celebração ao Dia Mundial do Rim

09/03/2023 15h19

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início a uma série de atividades em celebração ao Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira, 9/3. O principal objetivo é incentivar os usuários hipertensos e diabéticos a buscarem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atualização de consultas e exames de prevenção, visto que essas condições de saúde afetam diretamente a função renal.

A abertura da programação foi realizada na manhã desta quinta-feira, na UBS Ivone Lima, no bairro Coroado, zona Leste, e na UBSR Pau-Rosa, na zona rural. A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Nádia Brito, informou que todas as UBSs do município vão intensificar ações de educação em saúde e oferta dos serviços de prevenção e tratamento.

“A secretaria está facilitando o acesso para os hipertensos e diabéticos que moram na cidade de Manaus, para que eles recebam consultas médicas ou de enfermagem, nas quais serão solicitados exames específicos para verificar se há alguma alteração renal. Quem possuir alguma condição crônica deve fazer esse acompanhamento de forma periódica para evitar complicações”, disse Nádia.

O Ministério da Saúde aponta que cerca de 10% da população mundial possui algum grau de lesão nos rins, sendo que as doenças que mais afetam esse órgão são hipertensão e diabetes. A Semsa estima que, entre os usuários do sistema público de saúde, existam 101 mil usuários diabéticos e 315 mil hipertensos.

“A expectativa de vida da nossa população está subindo cada vez mais, então é muito importante que as pessoas façam o controle das doenças crônicas, nas quais está incluída a doença renal. Os rins têm várias funções importantes no corpo, como filtragem e controle da pressão arterial, então por isso é necessária uma atenção especial para a saúde desse órgão”, alertou o médico Antônio Adauto, da UBS Ivone Lima.

Serviço

A diretora do Distrito de Saúde (Disa) Leste, Rosângela Castro, lembrou que os serviços voltados aos hipertensos e diabéticos são realizados durante o ano inteiro. Dentre eles, a avaliação neuromotora do pé diabético e estratificação cardiovascular, exame de hemoglobina glicada, aferição de pressão arterial e consultas médicas e de enfermagem.

Neste mês, em celebração ao Dia Mundial do Rim, estão sendo intensificadas ações educativas, orientações nutricionais, rodas de conversa e práticas de atividade física (atividades laborais). “A população precisa ser conscientizada sobre os cuidados com os rins. Nas palestras, destacamos a orientação para tomar bastante água, que é um dos principais cuidados que podemos ter com esse órgão”, afirmou Rosângela.

Sensibilização

O empresário Leonis Alcantarino, de 38 anos, que participou da abertura das ações na UBS Ivone Lima, relatou que foi diagnosticado com insuficiência renal em 2017, e vinha realizando tratamento desde lá. Porém, teve seu estado de saúde agravado após contrair a Covid-19.

“Meus rins chegaram a ter somente 15% de funcionamento, eu passei 1 ano e 11 meses realizando hemodiálise aqui em Manaus até que enfim veio o transplante de rim, feito na cidade de Santarém, no Pará. Hoje faz 100 dias que eu estou transplantado, foi uma luta muito árdua, mas vencemos, com a força de Deus, dos amigos e dos familiares”, relembrou.

Leonis observou, ainda, que o tema da campanha deste ano “Saúde dos rins e exame creatinina para todos” coloca em evidência o exame de creatinina, essencial no rastreio de possíveis problemas renais. O serviço é ofertado na rede municipal de saúde como forma de prevenção às doenças renais.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Henrique Souza / Semsa