Prefeitura de Manaus fortalece debate sobre saúde mental com programação no parque do Mindu

17/01/2023 14h37

Discussões acerca do cuidado com a saúde mental foram intensificadas pela Prefeitura de Manaus, na manhã desta terça-feira, 17/1, com uma extensa programação no parque do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital. O evento integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) voltadas à campanha Janeiro Branco, mês de sensibilização da sociedade sobre a importância da saúde mental.

O evento “Janeire-se: vamos cuidar da saúde mental?”, realizado de 9h às 12h, contou com rodas de conversa, apresentações musicais e diversas atividades de relaxamento, distribuídas em diferentes espaços do parque. Usuários da rede municipal de saúde, profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital e outros segmentos participaram das ações.

“A secretaria promove esse evento todos os anos, porque entende a importância de falar de saúde mental com foco na prevenção e não apenas nas doenças. Aproveitamos a campanha para reforçar as orientações no sentido de que as pessoas cuidem de sua saúde mental, revejam seus hábitos de vida, sua rotina, e o que estão fazendo para cuidar de si e também das pessoas à sua volta”, disse a gerente de Assistência Especializada da Semsa, Efthimia Aidos.

Efthimia destacou que o evento trabalhou, ainda, com a diversidade presente na sociedade, envolvendo crianças, adultos, idosos, indígenas venezuelanos, entre outros grupos. Na abertura, houve apresentações culturais de grupos de dança de idosos, de crianças indígenas warao e usuários do Caps-i Leste.

A pensionista Maria das Dores Lima, de 72 anos, também reforçou que é essencial a prática de atividades saudáveis com frequência para o bem-estar emocional. “É muito bom a gente ter uma vida ativa. Eu me movimento demais, faço caminhada, e participo de grupos da terceira idade. É um momento de descontração, e a cada dia a gente aprende mais um pouco, e cria novas energias”, disse.

Suporte

A chefe da Divisão da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Jeane Leite, pontuou que o evento “Janeire-se: vamos cuidar da saúde mental?” buscou apresentar ao público atividades de relaxamento que podem contribuir com a promoção da saúde mental. Dentre eles, a prática de reiki, meditação, pintura, oficinas de origami e fotografia.

Jeane explicou, ainda, que a população pode buscar as unidades da Semsa em casos de sofrimento psíquico, onde é feito acolhimento e encaminhamento adequado para esses usuários. “Hoje, temos 60% dos médicos na saúde básica capacitados em saúde mental para atender usuários com casos leves e moderados. Quando se trata de algo que requer cuidado maior, a gente tem a opção das policlínicas, e quando são quadros severos e persistentes, temos os Caps”, informou.

A Semsa gerencia dois Centros de Atenção Psicossocial direcionados ao público infantil, o Caps-i Leste, na  avenida Adolpho Ducke, nº 1.221, conjunto Acariquara, bairro Coroado, zona Leste;  e o Caps-i Sul, na rua Santa Catarina, nº 3, bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul; e outros dois voltados ao público adulto, sendo o Caps Benjamin Matias Fernandes, avenida Maneca Marques, nº 1.916, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul; e o Caps-AD Dr. Afrânio Soares, na avenida Ephigênio Sales, nº 5, conjunto Jardim Espanha, bairro Aleixo, zona Centro-Sul, este último é referência para pessoas com dependência química.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Elienai Emanuel / Semsa