Prefeitura de Manaus assegura serviços essenciais à população durante feriado e ponto facultativo de Carnaval

17/02/2023 14h04

Além das ações integradas durante o período do Carnaval de Manaus 2023, a Prefeitura de Manaus garante a manutenção dos serviços básicos à população no período. Na capital amazonense, segunda-feira, 20/2, e quarta-feira (até meio-dia), 22/2, são pontos facultativos, enquanto a Terça-Feira Gorda é feriado municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o funcionamento da rede municipal, inclusive vacinação contra a Covid-19, seguem normalmente neste sábado, 18/2, e que os serviços essenciais de saúde serão mantidos durante todo o feriado de Carnaval, de segunda a quarta-feira, 20/2 a 22/2. A secretaria gerencia quatro serviços que ficam à disposição da população todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.

A maternidade Dr. Moura Tapajós, no bairro Compensa, zona Oeste, funciona em regime de plantão de 24 horas, todos os dias, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado para casos de urgência pelo número 192.

A população também poderá buscar serviços básicos da Atenção Primária, como vacinação do calendário básico, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg), na clínica da família Carmem Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte, das 8h às 18h.

O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) atende os usuários das 8h às 18h, por meio do número (92) 98842-8437. Os demais estabelecimentos de saúde da Semsa retomam as atividades na quinta-feira, 23/2.

Limpeza

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) informa que os trabalhos da coleta domiciliar na cidade serão em regime de plantão apenas na terça-feira, 21/2, nos demais dias de Carnaval, os  trabalhos acontecerão normalmente. Já a operação nas ruas também acompanha o mesmo formato, com plantão na terça-feira e os demais dias normalizados.

Mercados

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) informa o funcionamento das galerias populares, shopping Phelippe Daou, mercado municipal Adolpho Lisboa e das quatro feiras abastecedoras de Manaus, na Semana de Carnaval.

As galerias Espírito Santo, rua Joaquim Sarmento, e dos Remédios, rua Miranda Leão, ambas no Centro; e o shopping Phelippe Daou, avenida Camapuã, Cidade de Deus, zona Norte, funcionam na segunda-feira, 20/2, das 8h às 18h, na terça-feira, 21/2, fechado, e na quarta-feira, das 12h às 18h.

O mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, e todas as outras feiras municipais funcionarão normalmente.

Texto – Divulgação / Semsa/Semulsp e Semacc

Fotos – Arquivo/Semcom