Prefeitura de Manaus anuncia abertura das inscrições para a 1ª Mostra ‘Manaus, Aqui Tem SUS’

Por Prefeitura de Manaus

23/03/2023 10h43

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), anuncia que as inscrições para a 1ª Mostra “Manaus, Aqui Tem SUS” – Edição 2023 serão abertas nesta quinta-feira, 23/3. O evento, marcado para o dia 14/4, busca fortalecer e dar visibilidade às experiências inovadoras desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito municipal.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, informa que o regulamento da mostra foi publicado na Edição 5.551 do Diário Oficial do Município (DOM), de 22 de março de 2023, com todos os critérios para as inscrições, prazos, seleção e avaliação dos trabalhos, apresentação, entre outros pontos.

“Será um evento significativo para colocar em evidência as estratégias inovadoras e bem-sucedidas que estão sendo realizadas em Manaus para aprimorar o SUS. Temos o objetivo de compartilhar essas experiências, estimular e fortalecer as ações que garantem o direito à saúde, e promover um espaço para troca de experiências entre trabalhadores e gestores do sistema”, afirma Djalma.

A mostra municipal irá anteceder a realização da 4ª Mostra Amazonas Aqui Tem SUS, coordenada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM). As três experiências vencedoras da Mostra Manaus, Aqui Tem SUS serão submetidas para a etapa estadual, que será realizada nos dias 25 e 26/4.

Djalma explica que as inscrições poderão ser efetuadas até o dia 30/3, mediante preenchimento e envio da ficha de inscrição disponível no link bit.ly/IMOSTRAMANAUS. A divulgação da lista dos trabalhos válidos inscritos na mostra será divulgada no dia 31 deste mês.

“Serão considerados aptos para participação na mostra os trabalhos escritos e executados por profissionais, trabalhadores e gestores do SUS, que atuem no âmbito municipal, e que retratem experiências das equipes de trabalhadores da Semsa, incluindo aquelas executadas de forma compartilhada, cooperada, intersetorial ou interfederativa nos territórios da capital”, acrescenta o subsecretário.

Ainda de acordo com Djalma, as experiências submetidas à Mostra “Manaus, Aqui Tem SUS” devem ter sido efetivamente implementadas e consideradas bem-sucedidas, no sentido de estar contribuindo para a gestão do SUS e para a garantia do direito à saúde da população.

Os trabalhos inscritos irão passar por uma avaliação escrita, entre os dias 1º e 4/4, por uma banca formada por avaliadores externos. No dia 5/4, será divulgada a lista dos trabalhos selecionados para a etapa de apresentação oral durante a mostra.

— — —

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa