Prefeitura de Manaus alinha ações de orientação sobre boas práticas sanitárias nas feiras municipais

09/11/2022 18h13

Com o objetivo de fortalecer a parceria institucional a partir do alinhamento das ações de orientação sobre boas práticas sanitárias nas feiras municipais, as equipes da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) receberam, nesta quarta-feira, 9/11, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). A reunião aconteceu na sede da Vigilância Municipal, no bairro Cachoeirinha, zona Sul.

A comitiva da Semacc foi recebida pelo diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, e pelo gerente de Vigilância de Alimentos, Ricardo Celestino.

Por estarem em contato constante, pois cabe à Vigilância de Alimentos fiscalizar as condições sanitárias dos estabelecimentos que trabalham com venda de alimentos na capital amazonense, incluindo os estandes de feiras, a Visa Manaus, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),  e a Semacc resolveram fortalecer a cooperação, planejando ações de fiscalização e aprimoramento do aparato físico das feiras, para reforçar a segurança sanitária do público frequentador e dos próprios permissionários.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, agradeceu à equipe da Semacc pela parceria, que, segundo ele, amplia o alcance das ações de ambas as secretarias.

“Nossa meta conjunta é atuar para que um serviço público de grande interesse, que são as feiras, parte integrante da rotina e da alimentação de tantas famílias manauaras, seja oferecido dentro de condições ideais de qualidade e segurança. Agradecemos à Semacc pelo apoio a essa iniciativa, e vamos avançar na fiscalização e nas orientações sobre boas práticas aos permissionários dos serviços de alimentação das feiras”, afirmou.

O secretário interino da Semacc, Luciano Mota, disse que o esforço das duas instituições vai além de oferecer uma boa estrutura para os permissionários que utilizam o espaço das feiras, mas também ensiná-los sobre as boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos.

“Essa colaboração é fundamental para a promoção da saúde da população, área na qual a Visa Manaus é referência como órgão fiscalizador, e também para atender ao principal projeto da Semacc na gestão do prefeito David Almeida, que é a reforma de todas as feiras de Manaus”, explica o secretário Luciano Mota.

Uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira, 17, para prosseguir no planejamento das ações compartilhadas entre a Visa Manaus e a Semacc. Uma ação inicial programada é a realização de um diagnóstico das feiras municipais, tanto as já reformadas quanto as que estão aguardando reforma, a fim de orientar a atuação dos dois órgãos para corrigir eventuais problemas encontrados nesses locais.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa