Ferramentas digitais da prefeitura são apresentadas na Feira de Soluções para a Saúde em Brasília

27/11/2023 15h58

Feira de Soluções para a Saúde #paratodosverem Servidora pública em frente a computador acompanhando teleconferência

Desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para aprimoramento da gestão, cuidado e acompanhamento de usuários com tuberculose e de gestantes em pré-natal na atenção básica, respectivamente, as ferramentas digitais iTB e Glenda estão sendo apresentadas na 6ª Feira de Soluções para a Saúde. O evento nacional de inovação iniciou nesta segunda-feira, 27/11, e segue até quarta, 29/11, em Brasília (DF).

O iTB e o Glenda estão entre as 56 aplicações digitais para a saúde selecionadas, dentre 422 inscritas de todo o país, para apresentação na nova edição da Feira de Soluções, realizada pela Fiocruz Brasília e pela secretaria de Saúde do Distrito Federal. A demonstração do Glenda foi feita por profissionais da Semsa, na manhã desta segunda-feira, de Manaus, via teleconferência. Já a apresentação do iTB está prevista para ocorrer nesta terça-feira, 28/11, no mesmo formato.

As duas ferramentas da Semsa foram desenvolvidas pelas equipes da Diretoria de Inteligência de Dados, em conjunto com profissionais do Núcleo de Controle da Tuberculose, no caso do iTB, e do Distrito de Saúde Sul, no do Glenda.

A diretora de Inteligência de Dados da Semsa, Sanay Pedrosa, aponta que o iTB e o Glenda funcionam no contexto do ecossistema de saúde digital, ambiente de inovação que investe no uso de dados para a gestão eficiente dos processos e serviços da saúde. A gestora ressalta que a seleção das aplicações para apresentação na feira da Fiocruz é motivo de alegria e estímulo para todos os profissionais envolvidos.

“Isso nos orgulha e motiva a seguir fazendo o melhor, empenhando nossas energias em criar recursos que auxiliem na resolutividade dos desafios, facilitem a atuação dos profissionais de saúde no cuidado aos usuários e aprimorem os serviços da atenção primária”, assinala.

Premiação

Além da apresentação na feira, as soluções digitais da Semsa disputam o Prêmio Transformação Digital na Saúde, que vai reconhecer as iniciativas vencedoras em cinco categorias: Políticas públicas de saúde digital no SUS; Sistemas de Inteligência Artificial na Saúde; Complexo econômico e industrial da saúde 5.0; Pesquisa, desenvolvimento e inovações na transformação digital; e Educação e sociedade na era da saúde 5.0.

As soluções premiadas em primeiro lugar em cada categoria serão contempladas com o Selo Inovação em Transformação Digital e vão compor o Repositório Institucional da Feira de Soluções, no endereço https://feira.agora.fiocruz.br. Os profissionais das equipes envolvidas receberão ainda certificados individuais de premiação. A divulgação dos vencedores e a cerimônia de premiação vão ocorrer na quarta-feira, 29/11, no encerramento da programação em Brasília.

Sanay Pedrosa guarda expectativa em ter os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da Semsa reconhecidos na premiação nacional. Um dos objetivos da pasta, ela aponta, é justamente a cooperação horizontal, com o compartilhamento de soluções com outros estados e municípios em busca de melhoria na atuação em saúde por meio de recursos da saúde digital.

“E ter o selo nacional de Inovação em Transformação Digital seria uma prova de que estamos desenvolvendo soluções relevantes e de qualidade, além de reconhecimento importante para a Semsa e para a Prefeitura, que vem investindo cada vez mais na saúde digital”, disse.

Ferramentas

Voltado ao aprimoramento da gestão e do cuidado da tuberculose, o iTB sistematiza dados de usuários acompanhados na rede básica de saúde, otimizando o trabalho das equipes e possibilitando a melhoria dos indicadores operacionais da doença. A ferramenta, desenvolvida ao longo de um ano, hoje está em uso em 53 unidades da Semsa, com a meta de alcançar todas as unidades.

Por sua vez, o Glenda consiste num painel de monitoramento com foco no pré-natal, permitindo o acesso rápido das equipes da atenção primária às informações das gestantes atendidas na rede municipal. A aplicação digital foi lançada no ano passado e hoje está em uso pelas equipes multiprofissionais de toda a saúde básica, integrando ainda recursos voltados a gestores.

Evento

Em sua sexta edição, a Feira de Soluções para a Saúde traz o tema “Transformação Digital na Saúde”, com o objetivo de disseminar ciência, tecnologia e inovação entre diferentes públicos, e fomentar produtos e serviços criativos e inovadores voltados à promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar da sociedade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

No evento, serão apresentadas ferramentas com foco em áreas como educação, ciência e tecnologia abertas, tuberculose, HIV/Aids, judicialização da saúde, cuidado com a gestante e registro das ações dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre outras.

Além da apresentação de inovações de todas as regiões do Brasil, em desenvolvimento ou em aplicação, a programação do evento inclui palestras, oficinas, seminários, rodas de conversa, simpósios, mesas de negociação, apresentação de pôsteres, hackatona e estandes.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa