PrincipalEscola de Saúde Pública (ESAP)

Pesquisa Científica

Leia todas as instruções disponíveis nesta página, pois servirão de orientação para o processo de submissão de sua pesquisa no âmbito da Semsa.

1. Quando solicitar Anuência para Semsa?

Quando o pesquisador desejar utilizar dados de pesquisa oriundos dos cenários de práticas* da Semsa. De posse da Carta de Anuência o pesquisador deverá submeter o seu projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

*Entende-se por cenários de práticas na Semsa as Unidades Básicas de Saúde, Maternidade Moura Tapajóz, Policlínicas ou setores/departamentos que porventura representem espaços para investigação científica.

2. Quando iniciar a coleta de dados nos cenários de práticas da Semsa?

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) irá emitir para o pesquisador o parecer consubstanciado. De posse desse documento, o pesquisador deverá enviá-lo para o e-mail: nupes.semsa@pmm.am.gov.br. O NUPES irá providenciar o “Termo de Autorização para realização da Pesquisa”, ocasião em que o pesquisador, efetivamente, poderá coletar dados para sua investigação científica.

3. É preciso protocolar algum documento na Semsa/ESAP/NUPES?

Não. Todo o processo ocorre de modo online por meio do Google Forms: https://forms.gle/ewbcjJPqNiks8vmP9. As dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail: nupes.semsa@pmm.am.gov.br e/ou telefone: (92) 98842-8247.

4. Qual formato dos documentos devem ser anexados (upload) no Google Forms?

Os anexos devem ser em formato PDF.

5. Posso utilizar qualquer provedor de e-mails para comunicação com a Semsa/ESAP?

O provedor de e-mails da Semsa tem restrições no recebimento/envio de mensagens com o provedor de e-mail hotmail. Por isso, sugerimos utilizar quaisquer outros compatíveis como: gmail, yahoo, uol, aol ou da instituição do pesquisador.

6. Qual o prazo para liberação da Carta de Anuência ou Termo de Autorização para realização da pesquisa?

Todas as solicitações serão submetidas ao Comitê Científico/ESAP para análise de viabilidade que terá um prazo de até 10 dias úteis para manifestação.
Este prazo poderá sofrer alteração por motivo de força maior, no interesse da instituição.

7. É possível contactar o Comitê Científico para esclarecer itens do projeto de pesquisa?

Não. Na hipótese do Comitê Científico necessitar de esclarecimentos e/ou alteração de informações, o pesquisador será notificado pelo e-mail informado para manifestação, tendo um prazo máximo de até 30 dias para realizar, por escrito, as alterações solicitadas, sob pena de arquivamento da solicitação.

8. O que fazer na hipótese de alteração no cronograma de atividades da pesquisa?

O pesquisador deve informar ao NUPES, enviando mensagem para o e-mail: nupes.semsa@pmm.am.gov.br.

9. Como proceder no término da pesquisa?

O pesquisador deverá informar ao NUPES que finalizou sua pesquisa, solicitar o formulário de “Relatório de resultados da pesquisa”, preenchê-lo e devolver para o NUPES: nupes.semsa@pmm.am.gov.br.

O pesquisador ainda se compromete em apresentar os resultados da sua pesquisa na Mostra Científica promovida, anualmente, pela ESAP/SEMSA e em submeter o resumo de seu trabalho de pesquisa para os anais do referido evento.

Agora que você já sabe como funciona a submissão de pesquisa na Semsa/ESAP, clique no link: https://forms.gle/ewbcjJPqNiks8vmP9.

Atenção!

Para pesquisas científicas em Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBS Fluvial), o pesquisador deverá observar todas as normas de submissão de pesquisa, e ainda, providenciar: cópia de seguro individual contra acidentes pessoais, crachá com foto (nome do pesquisador, nome da Instituição de ensino), cópia da carteira de vacina atualizada (febre amarela, hepatite B, dupla e tríplice viral) e Termo de Compromisso de Pesquisa Científica em Unidade Fluvial que deverão ser encaminhados para o e-mail: semsa@pmm.am.gov.br.

Para esclarecimentos ou mais informações:

E-mail: nupes.semsa@pmm.am.gov.br
Telefone: (92) 98842-8247