Prefeitura de Manaus recolhe 52 mil pneus em ‘Dia D’ para eliminar criadouros do mosquito da dengue

Por Prefeitura de Manaus

06/03/2024 14h39

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, nesta quarta-feira, 6/3, uma megaoperação de recolhimento de pneus em toda a cidade. A iniciativa, denominada “Dia D”, retirou 52 mil pneus das vias. O número equivale a aproximadamente 33 toneladas de material.

Com a participação de 15 caminhões e mais de cem trabalhadores, a ação visava retirar das ruas mais de 50 mil pneus, que frequentemente são descartados, de forma inadequada, contribuindo para a proliferação de doenças como dengue e outras enfermidades transmitidas por vetores.

Todo pneu recolhido teve como destino a Reciclanip, uma empresa especializada na reciclagem desse tipo de material. Essa iniciativa é importante, pois os pneus descartados, de forma inadequada, podem levar até 600 anos para se decompor no meio ambiente, representando um grande problema ambiental.

O secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, disse que essa operação faz muito bem para a cidade e para a população, e que, por isso, a ideia é ampliar o número de ações. “Nossa ideia é desenvolver esse serviço de quinze em quinze dias, assim vamos diminuir o número de pneus nas ruas, mas é importante que a população nos ajude”, disse.

Além disso, durante a operação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) acompanhou todos os trajetos e utilizou     o serviço de bloqueio químico, que consiste na aplicação de inseticida com bomba-costal motorizada para eliminar o mosquito Aedes aegypti, contribuindo, assim, para a redução do risco de transmissão de doenças.

A conscientização da população também foi uma parte essencial do evento. Equipes especializadas visitaram residências e estabelecimentos comerciais, orientando os moradores e comerciantes sobre a forma correta de descarte de lixo, incluindo pneus e outros materiais que possam servir de criadouro para mosquitos.

A moradora Vangela Farias, 35, que reside ao lado de um ponto onde acontece diariamente o descarte irregular de pneus, agradeceu a prefeitura, pois toda família vinha sofrendo com sintomas de dengue. “O que vocês estão fazendo é muito bom para todos os moradores. Já faz um tempo que estávamos sofrendo com esse descarte de pneus. Muito obrigado mesmo”, disse.

O “Dia D” contou também com participação das equipes de conscientização da Semulsp, também conhecidas como “garis da alegria”. Com muita animação e festa, esses colaboradores percorreram os bairros da cidade em um trio elétrico, fazendo barulho e divertindo a população, enquanto transmitiam importantes informações sobre o descarte correto de resíduos.

“O recolhimento de pneus em Manaus foi um sucesso e demonstrou o compromisso da prefeitura em promover a limpeza urbana e combater as doenças transmitidas por mosquitos. A população pode contribuir para esse esforço adotando práticas responsáveis de descarte de lixo e denunciando locais onde pneus e outros objetos são descartados de forma irregular, pelos telefones 98842-4738 ou 98401-2542, do Disque Limpeza”, reforçou o secretário Sabá Reis.

— — —

Texto – Alex Melo/Semulsp

Fotos – Valdo Leão/Semcom

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHBqjBgyka