Conselheiros da zona Oeste tomam posse em cerimônia promovida pela Prefeitura de Manaus e CMS

12/09/2023 16h45

Noventa e oito conselheiros locais de saúde que irão atuar em 14 unidades de saúde da zona Oeste tomaram posse em solenidade promovida na manhã desta terça-feira, 12/9, pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus). O evento integra a agenda de posse dos 663 conselheiros eleitos para o triênio 2023-2026 nas cinco zonas distritais de saúde, Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

Realizada no auditório da sede do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no bairro Dom Pedro, a cerimônia de posse dos novos membros dos Conselhos Locais de Saúde (CLSs) da zona Oeste foi conduzida pela Comissão Especial para Coordenação do Processo Eleitoral dos Conselhos Locais de Saúde de Manaus, e teve participação das gerências dos Distritos de Saúde (Disas) da Semsa e de representantes de entidades civis ligadas à saúde de Manaus.

A diretora do Disa Oeste, Socorro Furtado, assinalou o papel dos conselhos locais no fortalecimento do controle e da participação social, pontuando que metade dos membros de cada colegiado são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ao lado de gestores e trabalhadores dos serviços de saúde, representando um quarto dos integrantes, cada.

“As políticas de saúde têm muito mais perspectivas de serem bem sucedidas quando conseguem envolver toda a comunidade. E a oferta de serviços de saúde é mais rica quando conta com a contribuição de todos, usuários, gestores e trabalhadores da saúde”, aponta.

Conforme o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, os CLSs atuam nas unidades de saúde contribuindo para aproximar a gestão pública da comunidade. Ele destacou ainda o avanço no processo eleitoral para os conselhos locais, que ocorreu entre os meses de julho e agosto deste ano e garantiu a composição de 73 colegiados no município de Manaus.

“Tínhamos na gestão passada 68 conselhos locais e nossa meta é atingir 76. Atingimos agora 73, com o total de 663 conselheiros locais. Nossa intenção é alcançar esses três que faltaram para podermos cumprir a meta estabelecida na Programação Anual de Saúde (PAS)”, afirma Elson, relatando que o Conselho espera atingir o objetivo com a eleição complementar prevista ainda para este ano.

Atuação

Os conselheiros locais de saúde fiscalizam e propõem soluções para a melhoria da oferta de serviços, em um trabalho voluntário e não remunerado. Cada colegiado é vinculado a uma unidade de saúde, sendo composto por quatro membros, para as unidades com até 40 servidores; oito membros, para aquelas com 41 a 80 servidores; e 12 membros, para unidades com mais de 80 servidores.

Eleita para atuar no CLS vinculado à Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, situada no bairro Compensa, a conselheira local Lanir Catique Jean reforçou a importância da atuação dos usuários como agentes fiscalizadores e multiplicadores, assegurando o acesso dos usuários das comunidades à informação qualificada.

“Nossa participação é no sentido de aprender, de levar informação àqueles que precisam, a partir do nosso trabalho de fiscalização e acompanhamento. Eu me sinto responsável em atuar constantemente nesta fiscalização cooperativa, em informar e estar presente”, declara.

Agenda

A agenda de posse dos conselheiros locais de saúde para o triênio 2023-2026 segue nesta quarta-feira, 13/9, com a posse de 194 conselheiros locais na zona Sul, que vão atuar em 18 CLSs; e na quinta, 14/9, quando serão empossados 40 conselheiros para atuação em oito CLSs da zona Rural.

Além dos representantes da zona Oeste, já foram empossados os novos conselheiros locais dos CLSs da zona Leste, no último dia 1º/9; e da zona Norte, na segunda-feira, 11/9.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa