Prefeitura de Manaus amplia cronograma de sinalização viária

30/04/2024 9h25

#paratodosverem equipe do IMMU realiza a sinalização viária

Em um esforço contínuo para aprimorar a segurança nas vias e organizar melhor o trânsito, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), deu continuidade na noite desta segunda-feira, 29/4, ao cronograma de sinalização viária, que inclui a implementação de uma série de atualizações significativas nas avenidas principais da cidade.

O plano inclui a aplicação de novas pinturas horizontais, linhas de bordo, faixas de pedestres e a instalação de tachas refletivas em pontos estratégicos para aumentar a visibilidade e a segurança durante a noite e em condições adversas de tempo.

Entre os locais beneficiados está a avenida Rodrigo Otávio, na zona Sul, por onde passam cerca de seis mil veículos na hora pico. Essa avenida receberá uma revitalização completa de sinalização horizontal, incluindo a finalização de áreas zebradas. Similarmente, a avenida Ephigênio Salles, localizada na zona Centro-Sul, por onde transitam mais de sete mil veículos na hora pico, também passará por melhorias com a conclusão da sinalização horizontal e instalação de tachas refletivas que visam melhorar a visibilidade noturna.

As atualizações continuam na avenida Torquato Tapajós, outra área vital da zona Centro-Sul, onde ajustes finos no zebrado estão sendo realizados como parte do complexo viário Santos Dumont. O termoplástico, material escolhido para as marcações, é conhecido por sua durabilidade e capacidade de refletir a luz, características que são cruciais para aumentar a segurança durante períodos chuvosos e à noite.

“Estas melhorias são essenciais para a segurança de todos que circulam nas nossas vias. Estamos trabalhando para garantir que a mobilidade urbana em Manaus seja não só eficiente, mas principalmente segura”, explicou Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU.

O motorista Antônio Flávio, que frequentemente transita por estas vias, também percebe os benefícios das melhorias. “Uma via bem sinalizada oferece melhor fluidez e proporciona mais segurança. Isso faz uma grande diferença no dia a dia de quem dirige pela cidade”, afirmou.

O IMMU reforça que essas melhorias não apenas contribuem para a redução dos índices de acidentes de trânsito, mas também promovem um fluxo de veículos mais eficiente. A iniciativa é parte de um esforço maior da administração municipal para enfatizar a importância da obediência às normas de trânsito, visando uma circulação mais segura e ordenada pelas vias urbanas de Manaus.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom