Comitê organizador elabora programação das Pré-Conferências de Saúde

02/03/2023 15h35

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 2/3, o Comitê Organizador e Executivo da IX Conferência Municipal de Saúde de Manaus (IX Comus) discutiu a definição da programação das cinco Pré-Conferências Distritais de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural), marcadas para o período de 13 a 17/3.

Segundo a coordenadora da Comissão de Programação da IX Comus, conselheira de saúde Marinélia Ferreira, as Pré-Conferências Distritais são etapas preparatórias para a realização da Conferência Municipal, e são organizados pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“São cinco Pré-Conferências que irão envolver gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes do controle social nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. Os locais de cada evento já foram definidos, assim como a programação com painéis de debate e discussão dos eixos temáticos por grupos. Durante cada Pré-Conferência, os participantes irão eleger delegados para participação na IX Comus”, informou Marinélia Ferreira.

A Pré-Conferência do Distrito de Saúde (Disa) Rural, que vai acontecer no dia 13/3, será realizada no Complexo de Saúde Oeste, no conjunto Santos Dumont, bairro Da Paz, das 7h às 16h.

A programação do Disa Leste será realizada no dia 14/3, no Centro Cultural Aníbal Beça, na avenida Autaz Mirim, nº 9.018, bairro Novo Aleixo, das 7h às 17h.

No dia 15/3, vai acontecer a Pré-Conferência do Disa Oeste, das 7h às 17h, na Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro, das 7h às 17h. Também na Unip, no dia 16/3, será realizada a Pré-Conferência do Disa Sul, das 7h às 17h.

A programação do Disa Norte será realizada na igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos Dias, na avenida Sálvio Belota, nº 333, bairro Novo Aleixo.

Seguindo as diretrizes da programação da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada no mês de julho, em Brasília, as Pré-Conferências terão um painel temático com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, além de debates abordando quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã será outro dia para todos, todas e todos.

“Os palestrantes que vão conduzir a discussão têm experiência com participação em outras conferências, vivência no controle social no SUS e conhecimento sobre os temas que serão abordados”, afirmou o coordenador adjunto do Comitê Organizador e Executivo da IX Comus, conselheiro Jorge Carneiro.

Lista de Inscritos

A lista de inscrições confirmadas para participação nas Pré-Conferências está disponível no link bit.ly/comusmanaus e deve ser consultada por todos os inscritos, considerando que houve identificação de divergências nas pré-inscrições.

“As inscrições foram avaliadas e quando houve a identificação de alguma grande divergência, a inscrição foi indeferida. E todos foram informados por e-mail da confirmação ou se houve indeferimento. Mas a recomendação é que consultem a lista no link e verifiquem as informações das inscrições confirmadas, como o Distrito da Pré-Conferência, o local, data e o segmento de participação. Isso é importante até para não prejudicar o registro de frequência, que é requisito para habilitar cada um a participar das próximas etapas”, explicou Jorge Carneiro.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa